Da “Estética da pseudonímia” à estética da heteronímia: breves considerações sobre autoria e teoria em Fernando Pessoa

Andre Barbosa de Macedo

Resumo


Refletindo sobre o impregnante processo de heteronimização na produção literária de Fernando Pessoa, propomo-nos aqui a abordar especificamente as paulatinas construções da autoria e da teoria através de diálogo com dois estudos, um de Rui Sousa e outro de Caio Gagliardi (sobretudo o tópico dedicado a Fernando Pessoa). Para tanto, apoiamo-nos na carta sobre a gênese dos heterônimos dirigida a Adolfo Casais Monteiro (com uma visão retrospectiva e final) e na coletânea de escritos pessoanos editada por Fernando Cabral Martins e Richard Zenith em Teoria da Heteronímia (com uma visão processual e contingente). Dessa forma, objetivamos compreender, primeiramente, a teoria do próprio Pessoa relativa ao que chamaremos de estética da heteronímia para, posteriormente, abordar os heterônimos como autorias fictícias em grau máximo no interior do vasto e inorganizável projeto literário do poeta português.


Palavras-chave


heteronímia; autoria; teoria; estética; epistolografia

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