A FLUTUAÇÃO NO REGISTRO ORTOGRÁFICO DE PALAVRAS: MARCAS DA HETEROGENEIDADE DA PRODUÇÃO ENUNCIATIVA INFANTIL

Autores

  • Adriane Karine Mariano Anicias Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias - Programa de Pós-Graduação em Letras.
  • Cristiane Carneiro Capristano Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias - Programa de Pós-Graduação em Letras.

Palavras-chave:

Escrita infantil, Ortografia, Heterogeneidade.

Resumo

Neste estudo, de caráter exploratório, busca-se analisar flutuações no registro ortográfico de palavras, observadas em enunciados escritos infantis produzidos no período de alfabetização. O objetivo é entender quais seriam as possíveis motivações para situações em que uma criança escreve uma mesma palavra, dentro de um mesmo enunciado, de formas divergentes, ou seja, registra palavras  em acordo e/ou em desacordo com as convenções ortográficas que regem a produção escrita do Português Brasileiro. A análise sustenta-se teoricamente numa visão enunciativo-discursiva de escrita, à luz de proposições de Corrêa (2001, 2004, 2007), bem como em discussões sobre flutuação na escrita infantil, desenvolvidas em trabalhos de Chacon (2013, 2021). O material de análise é constituído por enunciados escritos de crianças do 1º e do 2° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Paranavaí/PR. Esses enunciados foram produzidos como parte das atividades escolares das crianças e foram examinados qualitativamente. Os resultados dessa análise qualitativa/exploratória sinalizam que a flutuação no registro ortográfico de palavras, presentes nos enunciados examinados, decorre da atuação de diferentes fatores linguísticos que, por sua vez, emergem da circulação complexa da criança por práticas do oral/falado e do letrado/escrito, que são (re) encenadas em sua enunciação escrita.

Biografia do Autor

Adriane Karine Mariano Anicias, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias - Programa de Pós-Graduação em Letras.

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Paranavaí e Pós-graduação em Alfabetização e Linguagem pela Faculdade São Braz. É Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Orientadora Educacional na Rede Municipal de Educação de Paranavaí-PR.

Cristiane Carneiro Capristano, Universidade Estadual de Maringá - Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias - Programa de Pós-Graduação em Letras.

Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestrado em Estudos Linguísticos e Graduação em Letras (Português/Italiano) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada ao Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias. É, também, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE - UEM). Desde 2010, é líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a aquisição da escrita", vice-líder, desde 2016, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Práticas de leitura e escrita em português língua materna" e integrante, desde 2001, do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre a linguagem". Integra o Comitê de Assessores de Área (CAAs) da Fundação Araucária, área de Linguística, Letras e Artes (quadriênio 2020-2024). Trabalhou como editora da Acta Scientiarum: Language and Culture, da Universidade Estadual de Maringá. Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: escrita, escrita infantil, ensino e aprendizagem de línguas, relação ortografia e fonologia, letramento.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos