CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: TEORIA LINGUÍSTICA, PRÁTICA CLÍNICA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores

  • Jean Carlos da Silva Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade da Força Aérea

Palavras-chave:

Aquisição de linguagem. Teoria linguística. Prática clínica. Linguística e ensino. Áreas de atuação da Linguística.

Resumo

Nesta revisão da literatura, discutimos as contribuições que estudos de aquisição da linguagem apresentam para além de seus objetivos primários relacionados à descrição do processo de incorporação do idioma pelas crianças. Apresentamos duas grandes contribuições, uma para a teoria linguística e outra para intervenções clínicas e pedagógicas. Quanto à primeira, discorremos sobre a contribuição de estudos de aquisição de L1 na descrição da categorização dos sons nas línguas, na validação de princípios da gramática universal, na verificação da hierarquia sintática de categorias funcionais na representação mental, na formulação de hipóteses sobre a perda linguística e no entendimento do processo de mudança linguística. Quanto à segunda, discorremos sobre como estudos de aquisição podem colaborar na diferenciação da aquisição típica e atípica, bem como diferenciar tipos de patologias linguísticas, como atraso na linguagem e desvio fonológico, além de discutir sobre a colaboração no entendimento das dificuldades dos indivíduos em processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Jean Carlos da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade da Força Aérea

Licenciado e Bacharel em Letras: Português-Espanhol, Mestre e Doutorando em Linguística. Atua no Magistério Superior em Língua Espanhola na Universidade da Força Aérea.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos