A DIFERENÇA DA CONSTITUIÇÃO SEMÂNTICA DE “BELEZA” EM PUBLICIDADES VOLTADAS AO PÚBLICO FEMININO E AO MASCULINO.

Autores

  • Camila Pires Alves Universidade Federal de São Carlos
  • Camila Gabriele da Cruz Clemente Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Enunciação, Semântica do Acontecimento, Padrão de beleza, Masculino, Feminino.

Resumo

Embora a desigualdade social não seja mais tão discrepante como antigamente, não se pode negar que a sociedade ainda apresenta comportamentos machistas construídos historicamente. Pensando nisso, toma-se como objeto de estudo a descrição do sentido da palavra “beleza” com base na teoria da Semântica do Acontecimento (GUIMARÃES, 2002) e dos estudos de XXXX e XXXX (2018, 2021), a fim de verificar a diferença no considerado “beleza” para o público masculino e para o feminino. Para tanto, analisa-se a constituição da semântica da palavra "beleza” em duas publicidades estéticas: a capa da revista “Men’s Health” de 2020, voltada ao público masculino; e um anúncio na revista “Plástica e Beleza” de 2021, voltada ao público feminino. Como resultado, verificou-se que a beleza, para esses grupos sociais, é vista distintamente. O homem considerado saudável é um homem hétero, musculoso, com vida sexual ativa e vida financeira estável, o que permite afirmar que “saúde” é sinônimo de “beleza”; enquanto a mulher bela é apenas aquela que precisa de cirurgias plásticas. Em suma, com este estudo espera-se contribuir para mostrar que a língua também exerce papel importante na marcação da desigualdade social, como mostrado no estudo dos sentidos da “beleza” masculina e feminina.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos