EXPERIÊNCIA LEITORA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LETRAS: ARTICULAÇÕES ENTRE SABERES E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Leitura, literatura, formação docente, experiência

Resumo

Este artigo traz uma reflexão a respeito da importância da formação docente para o processo de implementação e desenvolvimento das práticas de leitura literária na escola básica. Para tanto, propõe que as licenciaturas em Letras procurem articular, em seus currículos e disciplinas, conhecimentos teóricos de literatura, saberes didáticos e experiências leitoras de seus alunos.  Discute-se, por meio da problematização de uma prática realizada com estudantes de uma turma de segundo ano de licenciatura em Letras, a necessidade de buscar metodologias e configurações curriculares que efetivem o equilíbrio entre experiência e conhecimento na constituição da ação docente. O estudo aponta uma tendência do estudante de Letras em subvalorizar sua experiência pessoal com a leitura, em favor de uma busca por discursos de autoridade, em geral pouco eficazes para a formação do leitor. Nesse sentido, reitera-se a necessidade de sedebater novas propostas para o ensino de literatura, alinhadas à formação do docente que as conduzirá.

Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras Português/Russo, mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e Doutora em Linguagem e Educação. Pós-doutora pela Universidade de Buenos Aires. Professora Assossiada do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina. Líder do grupo de Pesquisa CNPq FELIP - Formação e Ensino em Língua Portuguesa. Tem como temas de pesquisa leitura, formação de leitores, ensino de literatura, formação docente.

Downloads

Publicado

2023-07-21