OS EFEITOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NA ABORDAGEM DE TEXTOS LITERÁRIOS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
Palavras-chave:
Letramento literário. Formação de professores. Formação de leitores.Resumo
O presente artigo possui o objetivo de investigar os efeitos de uma ação formativa docente no planejamento da abordagem de textos literários infantis de professoras que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa-ação, na qual foi identificado um problema coletivo (THIOLLENT, 2009 apud CASTRO-TANAJURA E BEZERRA, 2015, p.13), através de um questionário aplicado junto às professoras, chamadas aqui de Clara Luz e Carolina, e da coleta de planos de aula que faziam uso de textos literários. A partir da identificação do problema, foi desenvolvida uma ação formativa visando a mitigação das dificuldades das professoras em relação à abordagem do texto literário em seus planejamentos. A partir da análise dos planos de aula anteriores à formação, com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), observamos que o uso do texto literário ocorria apenas como base para o ensino de outros conteúdos, além da presença de textos caracterizados na tendência pedagogizante da literatura (AGUIAR et al., 2001) e presentes no livro didático. Nos planejamentos posteriores à formação, foi possível observar um avanço, principalmente na sequência de letramento literário desenvolvida por Clara Luz, na qual o texto não é subutilizado, mas passa a ser lido a partir de uma motivação e introdução, buscando-se após sua leitura, uma interpretação. Concluímos que existe a necessidade de uma formação de professores/as voltada para a escolarização adequada do texto literário, bem como de políticas públicas que venham a efetivar e disseminar tais formações.