O ENSINO DE LITERATURA EM PORTUGUÊS EM CONTEXTO PLURILINGUE E PLURICULTURAL: PROPOSTAS LITERÁRIAS EM MACAU
Palavras-chave:
Ensino da literaturaResumo
O presente trabalho intenta discutir, transversalmente, as potencialidades da educação literária, em contextos de ensino formais, plurilingues e pluriculturais, na promoção de indivíduos mais aptos a lidar com a diferença étnica. Para cumprir o intuito, o exercício intelectual debruça-se, primeiramente, sobre conceitos amplamente imbricados com a temática: a identidade, a alteridade e a interculturalidade. Num segundo momento, é partilhada, criticamente, uma experiência pedagógica autêntica, em Macau, num ambiente linguístico de PNLM e onde se promoveu a leitura literária de livros densos no tratamento de temas como a guerra e a deslocação forçada de migrantes. O foco exploratório incidiu, exclusivamente, na alusão ao outro como potencializador de situações favoráveis para a comunidade que o acolhe.Downloads
Publicado
2023-07-21
Edição
Seção
Artigos