ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ONDE ESTÁ A VOSSA POESIA?

Autores

  • Raquel Oliveira Pereira Universidade do Minho, Instituto de Educação - Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

Palavras-chave:

Educação literária emergente. OCEPE. Poesia na infância. Textos de apoio para educadores de infância.

Resumo

A poesia, enquanto género literário tão abrangente, alcança um leque de leitores e ouvintes pertencente a diferentes gerações. Com enfoque na realidade portuguesa e centrando-se na primeira infância, o presente artigo propõe-se a analisar a presença do texto poético nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE). Percorre em particular a Área de Expressão e Comunicação e o Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, sem contudo deixar de atentar para outras áreas ou domínios que com este possam ser articulados. O estudo centra-se nas OCEPE publicadas em 2016, que se encontram em vigor atualmente, convocando e analisando comparativamente as OCEPE publicadas em 1997.

            O artigo estende ainda a análise aos textos de apoio ao desenvolvimento do currículo em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE), publicados pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC). São estabelecidas pontes entre os textos e as OCEPE, enquanto se reflete acerca do modo como a poesia se presentifica nos mesmos.

            Entre as principais conclusões a que se chegaram destacam-se: a presença de referências à audição, recitação e produção poética; a ausência de referências à leitura, nem mesmo não convencional; o lugar de relevo de que a poesia tradicional dispõe; a valorização da consciência linguística, da sensibilidade estética e do sentido lúdico da poesia; a maior relevância que a articulação curricular adquiriu.

Considera-se positiva a evolução do modo como a poesia consta nas OCEPE, contudo espera-se contribuir, mediante este artigo, para que o texto poético se presentifique de forma mais plena nos documentos orientadores.

Biografia do Autor

Raquel Oliveira Pereira, Universidade do Minho, Instituto de Educação - Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)

Estudos da Criança

 

Downloads

Publicado

2023-07-21