Narrativas à flor da pele: a (re-/co-) construção discursiva dos afetos em experiências emocionais narrativizadas

Diego Candido Abreu

Resumo


O objetivo do presente trabalho é alumiar o processo de construção discursiva das emoções na prática narrativa. Para tanto, me apoio no conceito de Perezhivanie (VYGOTSKY, 1994) em articulação com a reflexão sociolinguística acerca das narrativas (LABOV, 1972) e sua dinâmica avaliativa inerente. Nesse sentido, duas narrativas geradas no contexto interacional de uma entrevista semiestruturada são analisadas sob a baliza heurística desse edifício teórico dialógico. Este estudo se insere no paradigma de pesquisa qualitativo de cunho etnográfico. As análises sugerem que os expedientes avaliativos instanciados nas narrativas iluminadas representam o terreno sobre o qual o processo de construção discursiva das emoções se materializa.

Palavras-chave


Linguística Aplicada; Narrativa; Emoção; Experiência; Perezhivanie.

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, D. C. A idiossincrasia afetiva da experiência: (re-) investigando o medo de falar inglês através de uma perspectiva vygotskiana. Caletroscópio, Ouro Preto, v. 4, n. 7, 2017. pp. 162-183.

AGOSTINHO, S. Confissões. Edit. Abril, Coleção Os Pensadores, 1973.

AVERILL, J.R. The Social Construction of Emotion: With Special Reference to Love, in K. Gergen & K.E. Davis (eds) The Social Construction of the Person. New York: Springer, 1985.

BAMBERG, M.; GEORGAKOPOULOU, A. Small stories as a new perspective in narrative and identity analysis. Text & Talk. 28/3, 2008. pp. 377-396.

BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – Uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, p. 74-87, mai./ago. 2005.

BASTOS, L.C; BIAR, L.A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA [online]. 2015, vol.31, n.spe, p.97-126.

BAUMAN, R. Story, performance and event: contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 1986.

BRUNER, J. S. Atos de Significação. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

DAMÁSIO, A. R. O Erro de Descartes. Emoção, Razão e Cérebro Humano, 12ª edição, Lisboa, Publicações Europa-América, 1995.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DESCARTES, R. Discurso sobre o método, As paixões da alma. In Os pensadores – Descartes, vol. I. São Paulo, Nova Cultural, 1988.

ENGELMANN, A. Os estados subjetivos: Uma tentativa de classificação de seus relatos verbais. São Paulo: Ática. 1978.

GARCEZ, P. M.; BULLA, G. S.; LODER, L. L. Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. In: Cavalcanti, Marilda do Couto; Zanotto, Mara Sophia (Orgs.). Trajetórias de pesquisa em Linguística Aplicada. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2014.

GONZALEZ-REY, F. El lugar de las emociones em la constituición social de lo psíquico: el aporte de Vigotski Educação & Sociedade, 70,2001. p. 132-148.

__________________ Vygotsky’s Concept of Perezhivanie in The Psychology of Art and at the Final Moment of His Work: Advancing His Legacy. Mind, Culture, and Activity Vol. 23 , Iss. 4, 2016.

GUBRIUM, J.; HOLSTEIN, J. A. From the individual interview to the interview society. In: GUBRIUM, J.; HOLSTEIN, J. A. (Eds): Post Modern Interviewing. Thousand Oaks, Sage, 2003.

LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. Language in the inner city, LABOV, W. (Ed) , 354-96. Philadelphia, PA: University of Pennsylvania Press. 1972.

LABOV, W.; WALETZKY, J. Narrative analysis: Oral versions of personal experience. Journal of Narrative and Life History 7(1-4).3-38. 1967.

LÉVI-STRAUSS, C. Mito e Significado. Tradução Antônio Marques Bessa. Coletivo Sabotagem, 1978.

LINDE, C. Life stories: The creation of coherence. Oxford, England: Oxford University Press, 1993.

MARX, K. O Capital, vol. 1. Centelha - Promoção do Livro, SARL, Coimbra, 1974. Disponível no site: https://www.marxists.org/portugues/marx/1867/ocapital- -v1/vol1cap07.htm#topp. Acesso em junho de 2017.

MISHLER, E. Research interviewing. Context and narrative. Cambridge: Harvard University Press, 1986.

NETO, O. C. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M. C. (Org.); DESLANDES, S.; NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2003.

OCHS, E. Narrative lessons. In: DURANTI, A. (ed): A companion to Linguistic Antropology, Oxford, UK. Blackwell, 2004. pp. 269-289.

OLIVEIRA, M. C. L.; BASTOS, L. C. A experiência de imigração e a construção situada de identidades. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, v.11, n. 2, p. 31-48, 2002.

RICOEUR, P. Time and narrative. Vol. 3. Chicago, University of Chicago Press, 1988.

SACKS, H. On doing “being ordinary”. In: ATKINSON, J. M. & HERITAGE, J. Structures of Social Action: Studies in Conversation Analysis. Cambridge, U.K.: Cambridge University Press, 1984.

SILVERMAN, D. Qualitative research: field, method and practice. London, Sage, 1997.

SMAGORINSKY, P. Vygotsky’s Stage Theory1: The Psychology of Art and the Actor under the Direction of Perezhivanie. Mind, Culture, and Activity, 18: 319–341, 2011.

VASILYUK, F. The psychology of experiencing. Moscow: Progress. 1984.

VYGOTSKY, L. S. The teaching about emotions. Historical-psychological studies. In The collected works of L. S. Vygotsky (Vol. 6: Scientific Legacy) (R. Rieber, Ed.; M. J. Hall, Trans.; pp. 71–235). New York: Plenum. 1999.

_______________. The problem of the environment (T. Prout, trad.). In Van Der Veer, R. & Valsiner, J. (Ed.), The Vygotsky reader (pp. 338-354). Oxford, UK: Blackwell. 1994.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia