O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le

Autores

  • Carina Mendes Barboza Universidade Estadual do Norte do Paraná

Palavras-chave:

TDIC, Espanhol

Resumo

A língua espanhola é utilizada por mais de 450 milhões de falantes que têm esse idioma como língua materna, segunda ou estrangeira, em mais de 20 países, e seria impossível haver uma unidade linguística homogênea. A língua espanhola possui em si grande variação nos níveis morfossintático, semântico, fonético, fonológico, constituindo sua diversidade nas variantes americanas e peninsular. O ensino do E/LE que se baseasse somente no uso do livro didático não seria capaz de contemplar a diversidade na variação linguística da língua, mesmo porque, pesquisas constataram que a variedade peninsular ainda prevalece sobre as demais variedades americanas. Com relação a essa e outras questões que podemos levantar, o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são de grande apoio para complementar as aulas de E/LE, uma vez que, poderíamos através de vídeos, músicas, publicidades, jornais virtuais, e outros recursos, expor as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola em diversas situações comunicativas. Levando ao estudante não somente uma visão parcial e padrão da língua, mas diversas visões de seu uso e ampliação de sua competência sociolinguística nas quatro habilidades do ensino e aprendizagem de línguas: falar, ouvir, ler e escrever.

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Publicado

2017-09-15

Edição

Seção

Farol