Mediação de leitura de Literatura Infantil e os Regimes de Interação e Sentido

Autores

  • Franciele Vanzella da Silva UFRGS
  • Tatiana Telch Evalte UFRGS
  • Gisele Link Federizzi UFRGS

Resumo

Mediar leitura é diferente de realizar a leitura de um livro em voz alta ou fazer uma contação de histórias. Na mediação de leitura perguntas intencionalmente planejadas, o que não significa fechadas, promovem o diálogo que oportuniza a construção de sentidos individuais e coletivos. O conceito de mediação de leitura está fundamentado em Bajour (2012), Reyes (2014) e Nunes (2013). Estabelecemos como objeto de análise deste estudo duas mediações de leitura do livro "Procura-se! Carlinhos Coelho, ladrão de livros" (MacKenzie, 2015) realizadas com estudantes de 3° ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Canoas/RS. O objetivo deste trabalho é analisar como os quatro regimes de interação e sentido - programação, manipulação, ajustamento e acidente - se evidenciaram nestas experiências de mediação de leitura refletindo sobre a importância da interação qualificada no encontro com o livro de literatura. A metodologia de análise será a sociossemiótica embasada em Greimas (1979), Landowski (2009) e Fechine e Neto (2010). Concluímos que os regimes de interação e sentido que mais se evidenciaram foram o da programação e da manipulação.  Os regimes do ajustamento e do acidente foram coadjuvantes mas tiveram relevância, pois através deles a programação pode ser levada à sua finalidade, isto é, à leitura, diálogo e compreensão. Busca-se através desta pesquisa contribuir para que outras professoras compreendam como os regimes de interação e sentido se configuram em uma mediação de leitura auxiliando a promover o diálogo e o sentido a partir da leitura e fomentando a educação literária.

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Publicado

2024-03-26