Oralidade e alfabetização: o que propõe o material do pacto nacional pela alfabetização na idade certa?

Juçara Zanoni do Nascimento, Edna Pagliari Brun

Resumo


RESUMO: O objetivo deste artigo é divulgar resultados referentes ao ensino de língua materna na alfabetização sob a perspectiva do letramento. Reconhecendo que há muitos aspectos a serem observados nesse contexto, tomamos como pano de fundo as orientações presentes no programa de formação continuada de professores alfabetizadores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC), particularmente, quanto ao ensino da modalidade oral da língua. Com a intenção de verificar o tratamento teórico e prático dado à oralidade por esse Programa, confrontamos o referencial teórico proposto pela área de estudos da Linguística com o material elaborado pelo PNAIC para utilização dos professores em formação. Resultados parciais apontaram que o material dá destaque para o ensino da oralidade por meio dos eixos de ensino propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Palavras-chave


Formação docente

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BATISTA, A. A. G. Alfabetização, leitura e escrita. In: CARVALHO, M. A. F.; MENDONÇA, R. H. (Orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de

aula. São Paulo: Parábola, 2004

BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que institui o Pacto pela alfabetização na idade certa e define suas diretrizes. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/port_1458_141212.pdf. Acesso em: mar./2013.

BRASIL. Pacto Nacional pelo Fortalecimento na Idade Certa. Brasília: Mec, 2012. Cadernos de Formação.

BRASIL. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013, que dispõe sobre normas do Programa institucional de bolsa de iniciação à docência - PIBID, no âmbito da CAPES. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf. Acesso em: ago./2013.

BRASIL. Portaria nº 1140, de 22 de novembro de 2013, que institui e o Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino médio - PNEM e define suas diretrizes. Disponível em: http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/portaria_1140.pdf. Acesso em: nov./2013.

BRASIL. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental – 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental – 1º e 2º ciclos. Brasília: MEC, 1997.

CASTILHO, A. T. A língua falada no ensino de português. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

COSTA-VAL, M. G. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, Maria A. F.; MENDONÇA, R. H. (Orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

DUBEUX, M. H. S.; SILVA, L. N. S. Por que ensinar gêneros textuais na escola? In: Pacto Nacional na Idade Certa: o trabalho com gêneros textuais na sala de aula: Ano 02, Unidade 05. Brasília: MEC, SEB, 2012.

DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 2. ed. São Paulo: Ática, 1986.

KLEIMAN, A. (Org). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

KOCH, I. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

KOCH, I. V. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

BRANDÃO, A. C. P.; LEAL, T. F.; LIMA, J. M. A. oralidade como objeto de ensino na escola: o que sugerem os livros didáticos?. In: GOIS, S.; LEAL, T. F. (Org.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como de reflexão. Belo horizonte: Autêntica, 2012. p. 13-35.

MACHADO, A. R. Trabalho prescrito, planificado e realizado na formação de professores: primeiro olhar. In: CRISTOVÃO, V. L.; ABREU-TARDELLI, L. S. (Orgs). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 79-99.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: configuração, dinamicidade e circulação. In: KARWOSKI, A.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Orgs.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. 2. ed. ver. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a e escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

MAGALHÃES, T. G. Por uma pedagogia do oral. In: Signum, Londrina, n. 11/2, p. 137-153, dez. 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3052/4671. Acesso em: fev./2016.

MELO, C. T. V.; CAVALCANTE, M. B. Superando os obstáculos de avaliar a oralidade. In: MARCUSCHI, B.; SUASSUNA, L. (Orgs). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ORLANDI, E. P. Segmentar ou recortar. Série Estudos, n. 10. Faculdades Integradas de Uberaba (linguística: Questões e Controvérsias). Uberada, 1984.

RAMOS, J. M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ROJO, Roxane. Modos de transposição dos PCNs às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. Campinas: EDUSC; Mercado de Letras, 2000.

SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia