Vygotsky e o interacionismo sociodiscursivo: um estudo sobre o desenvolvimento humano

Bárbara Muders

Resumo


O presente artigo discute as bases interacionistas de Vygotsky (2008), centradas no desenvolvimento humano. Noção essa que fundamenta o quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (doravante ISD). Com base nisso, realizamos uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de articular as proposições teóricas de Vygotsky (2008) com as noções do ISD. Dessa forma, para apresentarmos as contribuições da perspectiva interacionista de Vygotsky, priorizamos os estudos sobre a formação de conceitos, com o intuito de compreender o processo de desenvolvimento humano. Em sequência, buscamos ampliar essa compreensão através de uma articulação com a perspectiva do ISD. As discussões suscitadas ao longo desse trabalho contribuíram para uma reflexão sobre o quadro interacionista de Vygotsky, demonstrando a importância da relação entre a linguagem e o pensamento para o processo de desenvolvimento humano. Do mesmo modo, indicaram que esse quadro de desenvolvimento humano serve de fundamento para as noções do ISD. O ISD parte desses princípios teóricos e busca ampliá-los, considerando as ações significantes e o discurso como unidades psicológicas de análise que contribuem para o desenvolvimento psicológico da criança.

Palavras-chave


Vygotsky; Interacionismo sociodiscursivo; Formação de conceitos; Desenvolvimento humano

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