INTERAÇÃO E SENTIDO A PARTIR DA LEITURA DE DOIS EXCERTOS DO LIVRO VERBO-VISUAL OS MARVELS

Autores

Resumo

O olhar volta-se não somente àquilo que está próximo, mas principalmente para o que desperta interesse. O mundo é significado e ressignificado a partir das experiências pessoais, históricas e sociais de cada um. Nesse processo, a linguagem visual inscreve-se com toda a sua polissemia, ampliando as possibilidades de leitura para além da palavra. Martine Joly (2012), ao abordar a leitura do texto visual, atenta para o processo contínuo de potencialização e enriquecimento semântico que ocorre quando palavras e imagens são lidas em conjunto. A fim de explorar as possibilidades de leitura de imagens e palavras, visando estimular o letramento visual (BELMIRO, 2023, documento eletrônico), o texto a seguir tem como referencial teórico-metodológico a semiótica, com base nos regimes de interação e sentido, propostos por Algirdas Julien Greimas (1973), e ampliados por Eric Landowski (2014) - programação, acidente, ajustamento e manipulação -, em dois trechos do livro verbo-visual Os Marvels (SELZNICK, 2016). A abordagem é realizada a partir de dois enfoques: as interações ocorridas entre personagens da narrativa e as interações do leitor com a narrativa. Num primeiro momento, a teoria semiótica dos regimes de interação e sentido é brevemente explicitada. A seguir, apresenta-se o livro analisado e os excertos do texto que serão utilizados. Por fim, os principais conceitos abordados por Landowski em seu livro Interações Arriscadas (2014b) - e empregados na construção deste trabalho - são abordados, a fim de auxiliar na construção do sentido dos trechos selecionados para a discussão em questão.

Biografia do Autor

Sheila Bischoff Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursa, desde janeiro de 2022, Mestrado Acadêmico em Educação, na linha de pesquisa "Arte, Linguagem e Currículo", na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientada pela professora Dra. Marília Forgearini Nunes. Participa, como pesquisadora, do projeto de pesquisa "Educação Literária, Currículo Literário: Experiências, Interações e Sentidos" e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (UFRGS). Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (2006) pela mesma Universidade. Atua como professora de Língua Portuguesa nas séries finais do Ensino Fundamental II desde 2004.

Marília Forgearini Nunes, UFRGS

Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação, na área Didática dos Anos Iniciais, leitura e escrita. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) orientando pesquisas de mestrado. Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa e respectivas literaturas (UFSM,1999), Mestre em Letras (UNISC, PPGL, 2007) e Doutora em Educação (UFRGS, PPGEDU, 2013). Coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Quem quer brincar?" e do projeto de extensão "LER: clube de leitura (Lendo Em Roda)". Membro dos grupos de pesquisa GEARTE/PPGEDU/CNPq (Grupo de Pesquisa em Educação e Arte), GPED/UFRGS (Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento), OLLI/UCS/CNPq (Observatório de Leitura e Literatura) e Grupo AULA/CNPq (AULA: alfabetização, linguagem e ensino). Editora Associada da Revista GEARTE. Pesquisa: educação literária, currículo literário, literatura infantil, leitura e mediação.

Downloads

Publicado

2024-03-26