A QUADRINIZAÇÃO DA RESISTÊNCIA NEGRA EM “CUMBE”

CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA PARA A ANÁLISE DE HQs

Autores

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa, conforme os referenciais normativos em vigência no país, deve contemplar, como alguns de seus eixos, a leitura e a análise linguística/semiótica de textos. No entanto, a efetiva abordagem de unidades textuais construídas em diferentes códigos depende da aplicabilidade de um aparato teórico-metodológico capaz de sustentar práticas de leitura envolvendo essas múltiplas linguagens. O objetivo deste artigo, a partir dessa perspectiva, é apresentar uma proposta de análise de histórias em quadrinhos (HQs) sob um viés semiótico. A base teórica que delineia a proposta ancora-se na Semiótica Discursiva, de linha francesa, com a mobilização, em especial, dos princípios que norteiam uma análise da tensividade. Elegendo como texto-base a HQ “Cumbe”, de Marcelo D’Salete, é construída uma trajetória analítica que evidencia o processo e os mecanismos de construção dos efeitos de sentido. Os resultados destacam a importância efetiva do objeto como ferramenta para explorar questões fundamentais de representação e identidade racial por meio dos quadrinhos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pinheiro da Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Curitiba)

Doutora em Estudos da Linguagem (PPGEL - UEL). Docente do Curso de Letras Português e do Mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Curitiba). Membro do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada (GRUPLA).

Antonio Lemes Guerra Junior, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos da Liguagem (PPGEL - UEL). Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Wanderlei de Sousa Lopes

Graduado em Letras Português e Mestre em Linguagem e Tecnologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Curitiba).

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Publicado

2024-03-26