Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente

Célia Regina Capellini Petreche, Emanuele Cricia Oliveira da Silva

Resumo


Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês.  

 

 

 


Palavras-chave


Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.

Texto completo:

PDF

Referências


BEATO-CANATO, Ana Paula Marques. O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências. 2009. 295f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, 2009.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1997/2003.

______. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. In: INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGÜÍSTICA APLICADA - INPLA, 14., 22-24 abr. 2005, São Paulo. Cadernos de Resumos... São Paulo: LAEL/PUC-SP, 2004. Conferência Inaugural. Cópia interna.

______. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006.

______. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas: Mercado de Letras, 2008.

_______. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2009.

COSTA, A. Mecanismos enunciativos: análise das vozes. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE. Pernambuco, p. 28-39, dez. 2012.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. São Paulo: Artmed, 2006.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.p. 95-128.

GAMERO, R. Pesquisa? Só no paper! A constituição da identidade de professor-pesqusiador em formação inicial. 196 páginas. Dissertação (Mestrado em Estudos da linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

MACHADO, L. B. Representações sociais, educação e formação docente: tendências e pesquisas na IV Jornada Internacional. Educação em foco. Recife. 2008, P. 1-10.

MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Múltiplas Leituras, v. 1, p. 1-23, 2008.

PATRIOTA, L. M. Teoria das Representações Sociais: contribuições para a apreensão da realidade. Serviço Social em Revista (Online), v. 10, p. 1-9, 2007.

PETRECHE, C. R. C.; SANTOS, L. V. A presença da multimodalidade nas representações sociais de pibidianos em um subprojeto de língua inglesa. In: I SIDIALE, 2017, Cornélio Próprio. Anais...UENP, 2018. No prelo.

REIS, Sebastiana Arruda; BELLINI, L. M. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. v. 33, p. 149-159, 2011.

RODRIGUES, B. O perfil dos alunos ingressantes em um curso de Letras Inglês: expectativas e metas para a formação de professores. L@el em (Dis-) curso, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 23. 2014.

SCHWANDT, T. As três posturas epistemológicas para a investigação qualitativa: interpretativismo, hermenêutica e construcionismo social. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Org.) O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 193-217.

SÊGA, R. A. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90, n.13, jul. 2000, p. 128-133.

SOUSA, C. P. de; VILLAS BÔAS, L. P. S. A Teoria das Representações Sociais e o estudo do trabalho docente: os desafios de uma pesquisa em rede. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 33, p. 271-286, maio/ago. 2011.

SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso), São Paulo, v. 9, n.3, 1993 p. 300-308.

STUTZ; L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na

formação docente inicial de língua inglesa. Revista Signum: Estudos da Linguagem.,

n. 14/1, p. 569-589, jun. 2011.

MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Múltiplas Leituras, v. 1, p. 1-23, 2008.

PATRIOTA, L. M. Teoria das Representações Sociais: contribuições para a apreensão da realidade. Serviço Social em Revista (Online), v. 10, p. 1-9, 2007.

REIS, Sebastiana Arruda; BELLINI, L. M. Representações sociais: teoria, procedimentos metodológicos e educação ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences (Online) (Cessou em 2007. Cont. ISSN 1983-4683 Acta Scientiarum. Language and Culture (Online)), v. 33, p. 149-159, 2011.

RODRIGUES, Beatriz. O perfil dos alunos ingressantes em um curso de Letras Inglês: expectativas e metas para a formação de professores. L@el em (Dis-) curso, Local, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 23. 2014.

PETRECHE, C. R. C.; SANTOS, L. V. A presença da multimodalidade nas representações sociais de pibidianos em um subprojeto de língua inglesa. In: I SIDIALE, 2017, Cornélio Próprio. Anais...UENP, 2018. No prelo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia