Entrevista com Flávio Soares

Autores

  • Amanda Rodrigues de Almeida Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Fernanda Oliveira Santos Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Solange Lucia da Silva Massari Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Palavras-chave:

Entrevista, Leitura literária, Cartunista

Resumo

 O grupo de alunos do subprojeto PIBID de Português – eixo Letramento Literário, turma 2017, da Universidade  Estadual  do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, entrevistou o cartunista Flávio Soares, quadrinhista do blog A vida com Logan. O blog mencionado foi contemplado em uma das etapas da sequência expandida, desenvolvida a partir dos pressupostos metodológicos de Rildo Cosson (2009), uma vez que dialoga com a obra O filho Eterno, de Cristovão Tezza (2016), objeto de estudo das atividades sistematizadas de leitura literária.

A entrevista com Flávio ocorreu no dia 27 de setembro de 2017, via Skype, no anfiteatro do PDE da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio, PR, e contou com a participação dos acadêmicos bolsistas, das professoras supervisoras, Profa. Me. Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias e Profa. Esp. Paula Roberto Ribeiro Dantas, da coordenadora do subprojeto, Profa. Dra. Ana Paula Franco Nobile Brandileone, bem com os alunos do 1º ano A, do Colégio Estadual Zumlira Marchesi da Silva, e do 9o.A do Escola Estadual Major João Carlos de Faria, escolas nas quais as atividades foram desenvolvidas. Importante destacar que as perguntas dirigidas ao cartunista foram elaboradas pelos alunos e bolsistas, as quais foram selecionadas pelo grupo de trabalho. Outro aspecto a ser ressaltado é que os questionamentos foram feitos pelos próprios alunos, de forma alternada.

Flávio Soares, além de ser cartunista, também é diagramador gráfico, desenhista, arte-finalista e roteirista de quadrinhos. O blog A vida com Logan existe desde agosto de 2005, cujo objetivo inicial foi registrar o dia a dia de Logan, seu filho, que tem Síndrome de Down. Importante ressaltar que o blog, Segundo Flávio, não pretende apenas apresentar os dilemas e conflitos de de uma família cujo filho possui Síndrome de Down, mas, sobretudo, a experiência de ser pai de crianças, tenha ela Síndrome de Down ou não.

Biografia do Autor

Amanda Rodrigues de Almeida, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna de graduação do 1º ano de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Fernanda Oliveira Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna de graduação do 1º ano de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Solange Lucia da Silva Massari, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Aluna de graduação do 2º ano de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná; bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Farol