Dos palcos para os palcos: o teatro na canção. It's late (Queen), semiótica e intersemiótica
Resumo
Resumo: Embora acostumados aos primeiros lugares nas paradas de sucesso, é com esta canção - um lado B que não auferiu as posições habituais – que os membros do Queen nos chamam a atenção, brindando-nos com uma excelente oportunidade de uma análise sob a luz da semiótica e da tradução intersemiótica. It’s late afasta-se dos padrões tradicionais das composições, com uma letra que não se encaixa nos moldes costumeiros da poesia, mas que segue as seções de uma peça teatral, expondo o conflito cantado em atos e cenas. Dessa forma, a canção traduz as emoções e os acontecimentos “encenados” por meio de uma série de nuances de andamento, harmonia, vozes e efeitos de guitarra em seus mais de seis minutos de duração. Intentamos, com o presente estudo, compreender quais os signos distintivos que permitiram a transposição de um texto teatral para a linguagem musical, lançando mão, para isso, de vasta leitura abrangendo uma série de teóricos da “transmutação”, dentre os quais destacam-se Roman Jakobson (1969), Julio Plaza (2003) e Luiz Tatit (1997). Objetivamos, assim, contemplar os estudos da área com mais um exemplar, enriquecendo o repertório e possivelmente contribuindo com alguns esclarecimentos para as futuras produções daqueles que se interessam pela semiótica e disciplinas correlatas.
Palavras-chave: It’s late. Linguagem teatral. Linguagem musical. Semiótica. Tradução intersemiótica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. Org. Jacó Guinsburg, Silvia Fernandes e Antônio Macedo Neto. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CASTRO, William. 151 provérbios de Shakespeare. São Paulo: 101 Edições, 2015.
GILMORE, Mikal. Queen – eterna majestade. Revista Rolling Stone, São Paulo, Agosto de 2014. Disponível em: . Acesso em 20 jul. 2018.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
______. Linguística. Poética. Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1970.
______. Seis lições sobre o som e o sentido. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
MANCINI, Renata Ciampone. Relampiano. In: LOPES, Ivã Carlos; HERNANDES, Nilton. Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2011. p. 27-42.
MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 1994.
PLAZA, Julio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1980.
TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: Annablume, 1997.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia