Uma leitura da alteridade: o encontro de Antoine Saint-Exupéry, George Steiner e C. S. Lewis

Amanda Naves Berchez

Resumo


O principal objetivo deste artigo consiste em fazer uma reflexão pontual, de natureza crítico-interpretativa, acerca de como a alteridade se manifesta na obra O pequeno príncipe, de Antoine Saint-Exupéry, à luz de conceitos explorados pelas obras Presenças reais: as artes do sentido, de George Steiner, e Um experimento na crítica literária, de C. S. Lewis. Considerando a trajetória percorrida pelo protagonista na obra, será oportuno também examinar, principalmente pela perspectiva ético-moral, em quais circunstâncias se dão os encontros com o outro em sua forma irredutível na obra exuperiana, bem como as dimensões implicadas e as experiências obtidas pelas personagens em cada um deles. A partir daí, também será possível fazer uma correspondência daquilo que tanto Steiner quanto Lewis, em se tratando da experiência de sentido, isto é, a experiência estética, enxergam como leitura ideal com o exercício de personagens como o príncipe na referida obra literária.


Palavras-chave


crítica literária

Texto completo:

PDF

Referências


LEWIS, Clive Staples. Um experimento na crítica literária. Tradução de João Luís Ceccantini. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O pequeno príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. Rio de Janeiro: Agir, 2009.

STEINER, George. Presenças reais: as artes do sentido. Tradução e posfácio de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Presença, 1993.

STEINER, George. Gramáticas da criação. Tradução de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia