Da matriz grega clássica aos orixás: o romance histórico contemporâneo e a paródia das divindades em viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro
Resumo
O romance histórico contemporâneo, dentre as suas diversas características, busca resgatar e valorizar a identidade de povos que foram silenciados e excluídos socialmente pela elite dominante e tal resgate pode ocorrer por meio da narração da história pelo ponto de vista do grupo oprimido. Para tanto, o romance histórico poderá se utilizar de diversos recursos da linguagem para cumprir sua proposta, que, certamente, serão capazes de levar o leitor a repensar a história oficial, a qual pode apresentar uma visão falha dos acontecimentos de dado período histórico. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo realizar um estudo do romance Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, com o intuito de verificar como se configura a remissão da identidade do povo negro, vítima de preconceito e discriminação racial desde o período colonial. Para tanto, este trabalho analisará as construções paródicas da obra em questão, marcas da literatura contemporânea, referentes a representação das divindades de origem africana, os Orixás, que estão ligadas a dos deuses gregos olimpianos, expostos em Ilíada, de Homero, uma vez que os deuses, de ambas as crenças, lutam ao lado de seus povos nas guerras descritas nas narrativas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BERND, Zilá. Introdução à literatura negra. São Paulo: Editora Braziliense, 1988.
___________. Literatura e identidade nacional. Rio Grande do Sul: Editora da Universidade, 1992.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 1981.
CANDIDO, Antônio. A Literatura e a formação do homem. Vários escritos. 3. Ed. rev. e ampl. São Paulo: Duas Cidades, 1996.
CINTRA, Raimundo. Candomblé e Umbanda: o desafio brasileiro. São Paulo: Ed. Paulinas, 1985.
CORTÁZAR, Julio. Válise de Cronópio. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.
ECO, Humberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
ESTEVES, Antônio R. O romance histórico contemporâneo (1945-2000). São Paulo: Ed. UNESP, 2010.
FREUD, S. Escritores criativos e devaneios. “Grávida” de Jensen e outros trabalhos (1906-1908). Volume IX. Rio de Janeiro: Imago, 2006. p. 131-143.
GIACON, Eliane M. O. Quatro “rasgos”: Um novo romance histórico. Revista Estudos Linguísticos USP, São Paulo, v. XXXII, maio. 2002. Disponível em: Acesso em: 15 nov. 2015.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro. 12. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HOMERO. Ilíada. Tradução de Manoel Odorico Mendes. Rio de Janeiro: A. R. Saraiva, 2009.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia. Rio de Janeiro: Edições 70, 1985.
_______________. Poética do pós-modernismo: História teoria ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
JAMESON, Frederic. O romance histórico ainda é possível? Tradução de Hugo Mader. Novos Estudos, São Paulo: CEBRAP, n. 77, mar. 2007.
KOTHE, F. R. Paródia e cia. Revista Tempo Brasileiro (Rio de Janeiro), n.62, p.97¬ 113, jul.¬ set. 1980.
LLOSA, Mario Vargas. A verdade das mentiras. São Paulo: Arx, 2004.
LUKÁCS, Georg. A teoria do romance. São Paulo: Duas Cidades, 2007.
MORAES, Jorge S. G. Mitos em viva o povo brasileiro. 2004. 159 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Do Espírito Santo, Vitória, 2004.
NEVILLE, Robert Cummings (org). A condição humana. Um tema para religiões comparadas. São Paulo: Paulus, 2005.
RIBEIRO, João U. Viva o povo brasileiro. 5ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
SALES, Luciana. O discurso mito-fantástico em Viva o povo brasileiro. Congresso de Letras: Linguagem e Cultura: Olhares Múltiplos. 6., 2007, Anais do VI Congresso de Letras: Linguagem e Cultura: Múltiplos Olhares. Caratinga, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia