A era da informação é essencialmente a era da leitura?

Autori

  • Bruna Furlan Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Beatriz Maria Eichenberg Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Wellington Luiz Vojniek Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Tamara Gericke Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Rosana Mara Koerner Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Parole chiave:

Leitura Digital, Leitura na Contemporaneidade, Leitura no Brasil

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo que teve como objetivo principal entender se o acesso à internet e ao seu incalculável acervo literário estimula (ou não) a leitura de livros, tendo em vista o avanço tecnológico e a apropriação cultural dos grandes novos suportes digitais. O estudo também investigou possíveis mudanças nos hábitos de leitura dos indivíduos conectados ao universo digital atual – sejam elas em função desses novos suportes ou até mesmo pelas características exclusivas do conteúdo (diagramação, usabilidade, caracteres) criado para circular na web. Os dados da pesquisa foram obtidos através de um questionário online e o trabalho elaborado descritiva e qualitativamente. Burke (2002), Freire (1989) e Moraes (2012) são alguns dos autores referenciados na pesquisa, a qual evidenciou, dentre outras considerações, a constante transformação na concepção de leitura. 

Biografia autore

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino (1983), graduação em Letras pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado (1999) e doutorado (2003) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professora nos cursos de Letras e de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville. Ministra as seguintes disciplinas: Linguística Geral, Linguística Aplicada à Língua Portuguesa, Fonética e Fonologia, e Alfabetização e Letramento. No Mestrado é responsável pela disciplina Práticas de Letramento do Professor. Atualmente é a Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nos últimos anos vem desenvolvendo pesquisas envolvendo as questões de letramento e de formação de professores. 


Pubblicato

2018-06-04

Fascicolo

Sezione

Artigos