Historiografia linguística: uma reflexão do surgimento aos dias atuais

Autores

  • Alceane Bezerra Feitosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Júlia Maria Muniz Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Karla Dayane Silva Monteiro

Palavras-chave:

Historiografia Linguística, Conceito, Objeto de Estudo.

Resumo

Considerando que a Historiografia Linguística é uma disciplina recente no Brasil, adquirindo somente na década de 1990 um espaço dentro dos centros universitários, principalmente na Universidade de São Paulo (USP), com a professora Dra. Cristina Altman, maior autoridade no assunto no Brasil. Diante disso, cumpre investigar como surge essa disciplina no contexto mundial e, de que maneira ele chaga ao Brasil. Assim sendo, este artigo tem, como objetivo principal, rastrear o surgimento e desenvolvimento da disciplina Historiografia Linguística (HL), evidenciando, com isso, seu conceito e objeto de estudo. Para tal intento, utilizou-se de teóricos como Swiggers (2004), Nascimento (2005), Altman (2009, 2012), Batista (2013), Koerner (2014b), dentre outros. Após apresentado o percurso da HL, desde seu surgimento na década de 70 até o presente momento, espera-se ter evidenciado a importância da disciplina como um campo frutífero de pesquisa.

 

Biografia do Autor

Alceane Bezerra Feitosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2014). Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Piauí (2016). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí, área de concentração: Estudos de Linguagem. 

Júlia Maria Muniz Andrade, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Possui graduação em Letras Português/Francês pela
Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016), graduação em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2013) e graduação em Secretariado Executivo pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI (2011); especialização em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (UFPI/2016), especialização em Estudos Linguísticos e Literários (UESPI/2015), especialização em Gestão de Secretariado e Assessoramento em Empresarial (IFPI/2012). Curso Méthodologie du français langue étrangère no Centre dApproches Vivantes des Langues et des Medias- (CAVILAM)
Vichy/França (2014). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Karla Dayane Silva Monteiro

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (em
andamento), especialista em Metodologia do Ensino Superior
pelo Instituto de Teologia Aplicada (2008). É graduada em
Licenciatura em Letras Português pela Universidade Estadual
do Piauí (2008). Possui experiência profissional na educação
básica e no ensino superior. Atua no ensino superior em cursos de licenciatura e bacharelado na UFPI e na Faculdade Internacional do Delta. Atua no Ensino Fundamental na Escola Crescer.

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos