Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização

Autores

  • Ananias Agostinho Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Palavras-chave:

Linguística Textual, Coesão, Coerência, Alfabetização, Produção textual.

Resumo

Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. 

Downloads

Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos