Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio
Resumo
Analisam-se as perguntas de compreensão de leitura da coleção “Português linguagens”, do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, a fim de refletir sobre suas implicações na formação do aluno-leitor. Trata-se de estudo documental, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada sobre a leitura e nas pesquisas desenvolvidas sob essa vertente. Fundamenta-se teórico-metodologicamente nas concepções de perguntas com focos no autor, no texto, no leitor e na interação. Foram analisadas, no total, 120 perguntas de leitura na obra do ensino fundamental, das quais nenhuma tem como foco o autor; 30 apresentam como foco o texto; 17 tem como foco o leitor; 73 tem foco na interação. No livro da 1ª série, analisaram-se 171 perguntas, das quais 4 são com foco no autor; 75 apresentam foco no texto; 5 tem foco no leitor; 87 tem foco na interação. Os dados revelam um número maior de perguntas com foco na interação nas duas obras, especificamente, nas perguntas textuais, indicando um movimento da coleção em trabalhar no nível interativo de leitura. Contudo, constata-se número expressivo de perguntas com foco no texto, em ambos os livros, espelhando, de certa forma, a realidade de que continuam sendo aplicadas na escola perguntas de extração, sendo preciso repensar a prática da avaliação de leitura em sala de aula.
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PDFReferências
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