Oralidade e alfabetização: o que propõe o material do pacto nacional pela alfabetização na idade certa?

Autores/as

  • Juçara Zanoni do Nascimento Universidade Federal de Rondônia Universidade Estadual de Maringá
  • Edna Pagliari Brun Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Formação docente

Resumen

RESUMO: O objetivo deste artigo é divulgar resultados referentes ao ensino de língua materna na alfabetização sob a perspectiva do letramento. Reconhecendo que há muitos aspectos a serem observados nesse contexto, tomamos como pano de fundo as orientações presentes no programa de formação continuada de professores alfabetizadores Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC/MEC), particularmente, quanto ao ensino da modalidade oral da língua. Com a intenção de verificar o tratamento teórico e prático dado à oralidade por esse Programa, confrontamos o referencial teórico proposto pela área de estudos da Linguística com o material elaborado pelo PNAIC para utilização dos professores em formação. Resultados parciais apontaram que o material dá destaque para o ensino da oralidade por meio dos eixos de ensino propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Publicado

2018-06-04

Número

Sección

Artigos