Processamento de anáforas indiretas em sintagmas nominais definidos

Autores

  • Ana Paula Martins Alves Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Flavyanne dos Santos Serrão Almada Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

Anáfora indireta, Relações semânticas, Processamento anafórico.

Resumo

Segundo Schwarz (2000), as anáforas indiretas baseadas em relações semânticas inscritas nos sintagmas nominais definidos encontram-se ancoradas em uma relação meronímias. Assim, a relação semântica parte-todo manifesta-se através da retomada anafórica. Desse modo, instigado pela complexidade na retomada do referente em anáforas indiretas, temos como principal objetivo analisar o custo cognitivo no processamento de anáforas indiretas baseadas em relações semânticas inscritas em sintagmas nominais definidos, realizada por alunos do 9º ano do ensino fundamental falantes do Português Brasileiro. Como objetivos específicos, temos: 1) analisar o custo cognitivo da reativação do referente; e 2) examinar o índice de acerto na reativação do antecedente. Situado no campo de estudo da Psicolinguística Experimental, este trabalho apresenta o estudo piloto de uma investigação maior. Para tanto, nosso estudo piloto contou com a participação de 20 alunos de uma escola pública municipal de Tomé-Açu/Pará, com idade entre 14 e 15 anos. A tarefa experimental consiste na leitura auto monitorada de sentenças que apresentam, em sua estrutura sintática, anáforas diretas e indiretas. Ademais, nosso estudo apresenta duas variáveis independentes, o segmento crítico de retomada anafórica e o tipo de anáfora, bem como, duas variáveis dependentes: o tempo de resposta e o índice de acerto. 

Biografia do Autor

Ana Paula Martins Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com estágio doutoral na Universidade Aberta da Catalunha e Universidade de Barcelona. Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2013), dissertação com tema na investigação da argumentação na escrita infantil. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2013). Graduada em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (2015) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2009). Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Psicolinguística Experimental, Linguística Aplicada e Avaliação da Aprendizagem. Foi professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atuou como Professora-Tutora do curso semi-presencial Letras (Português e Inglês) do Instituto UFC Virtual. Foi coordenadora do curso de Inglês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professora assistente e coordenadora do Curso de Letras/Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Tomé Açu.

Flavyanne dos Santos Serrão Almada, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em Letras- Língua Portuguesa pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Bolsista do projeto de pesquisa intitulado: Compreensão da estrutura argumental de verbos estativos: evidências do olhar preferencial de crianças falantes do português brasileiro em processo de aquisição da linguagem. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Psicolinguística Experimental.

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Publicado

2018-06-04

Edição

Seção

Artigos