Representações de pibidianos de língua inglesa e desenvolvimento docente

Autores/as

  • Célia Regina Capellini Petreche Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Emanuele Cricia Oliveira da Silva

Palabras clave:

Interacionismo sociodiscursivo. Representações. Formação docente. Língua inglesa. PIBID.

Resumen

Esta pesquisa insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo da formação de professores de língua inglesa, e surgiu da necessidade de compreendermos como, e se, as representações de participantes de um projeto PIBID podem contribuir para sua formação profissional. Dessa forma, investigamos o desenvolvimento docente no PIBID de língua inglesa da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com o objetivo de explicitar as representações dos pibidianos sobre seu desenvolvimento profissional e refletir sobre as possíveis contribuições na formação inicial do professor de LI, nesse contexto específico. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART 2003, 2005, 2006, 2008, 2009), para o qual o desenvolvimento humano é propiciado pela linguagem, materializada em textos empíricos. Como procedimentos, foram analisadas as condições de produção dos textos e sua coerência pragmática (gestão das vozes e de modalizações), por entendemos que estes instrumentos são adequados para a explicitação de representações humanas. Os dados foram gerados a partir de um questionário online, composto por perguntas abertas e fechadas, enviado os pibidianos, participantes da pesquisa, no ano de 2016. Os resultados apontam que as representações emergidas no contexto em questão possibilitam reflexões e proposição de novos rumos para a formação inicial, ou seja, por meio da análise e compreensão do agir linguageiro, é possível avançar em relação à produção de conhecimento sobre a formação de professores de inglês.  

 

 

 

Publicado

2018-06-04

Número

Sección

Artigos