A representação social da morte em Vidas secas, de Graciliano Ramos

Autores/as

  • Vitor Siqueira Macieira Universidade Federal do Espírito Santo; Faculdade Multivix - Vitória
  • Laura Paste de Almeida Faculdade Multivix
  • Paulo Roberto Sodré Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Narrativa moderna brasileira – Graciliano Ramos. Graciliano Ramos – Vidas secas. Vidas secas – Representação social da morte. Morte – Tema literário.

Resumen

A partir de uma interface interdisciplinar, identifica e analisa a representação social – um saber sobre um determinado objeto social elaborado a partir das interações do cotidiano que possibilita guiar as práticas dos sujeitos em relação ao objeto representado, segundo Serge Moscovici –, da morte na narrativa neorrealista Vidas secas, de Graciliano Ramos. Para tanto, utiliza-se de parte da fortuna crítica de Vidas secas (Ficção e confissão, de Antonio Candido e Graciliano Ramos, de Sônia Brayner), da Teoria das Representações Sociais (de Serge Moscovici) e da História social (de Philippe Ariès). Compreende que a representação social da morte no romance se dá por meio da denúncia da penúria social, econômica e cultural da qual uma parcela dos sertanejos sofre em decorrência do quadro histórico de descaso político.

Biografía del autor/a

Vitor Siqueira Macieira, Universidade Federal do Espírito Santo; Faculdade Multivix - Vitória

Graduando em Letras Português e Francês pela Universidade Federal do Espírito Santo; Graduando em Psicologia pela Faculdade Multivix - Vitória.

Laura Paste de Almeida, Faculdade Multivix

Psicóloga; Mestre em Psicologia Institucional pela Universidade Federal do Espírito Santo; Professora do curso de Psicologia da Faculdade Multivix.

Paulo Roberto Sodré, Universidade Federal do Espírito Santo

Paulo Roberto Sodré é Professor Associado de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde ingressou por concurso público de provas e títulos em 1989. Realizou o Mestrado (1997) e o Doutorado em Letras (com ênfase em Literatura Portuguesa) na Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa (2003) e desenvolveu o estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2008). Atua como professor no Curso de Licenciatura em Letras; como orientador no Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) e no Programa Institucional de Iniciação Científica da Ufes. Publicou, além de artigos em revistas especializadas, os ensaios Um trovador na berlinda: as cantigas de amigo de Nuno Fernandes Torneol (São Paulo, 1998); Cantigas de madre galego-portuguesas (Santiago de Compostela, 2008) e O riso no jogo e o jogo do riso na sátira galego-portuguesa (Vitória, 2010). Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Literatura do Espírito Santo (Neples), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras. 

Publicado

2018-11-22

Número

Sección

Artigos