Da matriz grega clássica aos orixás: o romance histórico contemporâneo e a paródia das divindades em viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro

Autores/as

  • Arnaldo Nogari Júnior Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

João Ubaldo Ribeiro, Viva o povo brasileiro, Romance histórico, Paródia.

Resumen

O romance histórico contemporâneo, dentre as suas diversas características, busca resgatar e valorizar a identidade de povos que foram silenciados e excluídos socialmente pela elite dominante e tal resgate pode ocorrer por meio da narração da história pelo ponto de vista do grupo oprimido. Para tanto, o romance histórico poderá se utilizar de diversos recursos da linguagem para cumprir sua proposta, que, certamente, serão capazes de levar o leitor a repensar a história oficial, a qual pode apresentar uma visão falha dos acontecimentos de dado período histórico. Desse modo, o presente artigo tem por objetivo realizar um estudo do romance Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, com o intuito de verificar como se configura a remissão da identidade do povo negro, vítima de preconceito e discriminação racial desde o período colonial. Para tanto, este trabalho analisará as construções paródicas da obra em questão, marcas da literatura contemporânea, referentes a representação das divindades de origem africana, os Orixás, que estão ligadas a dos deuses gregos olimpianos, expostos em Ilíada, de Homero, uma vez que os deuses, de ambas as crenças, lutam ao lado de seus povos nas guerras descritas nas narrativas.

Biografía del autor/a

Arnaldo Nogari Júnior, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras, Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui graduação em Letras (Português/ Inglês) e especialização em Estudos Linguísticos e Literários, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É ainda especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Paulista, especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade de Educação São Braz e especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria literária, literatura brasileira, outras literaturas vernáculas, literatura afro-brasileira e literatura fantástica.

Publicado

2018-11-22

Número

Sección

Artigos