O tempo da memória: um olhar sobre o livro Mano descobre a liberdade, ilustrado por Maria Eugênia

Aline Candido Trigo

Resumo


Este trabalho investiga a temática da memória presente no livro ilustrado Mano descobre a liberdade, de Heloisa Prieto e Gilberto Dimenstein, através de uma análise de suas formas e discursos. O adolescente protagonista, ao deparar-se com o assunto dos regimes totalitários, descobre nova forma de ver o mundo, sendo apresentado a obras de arte que se tornarão representativas do despertar para a apreciação crítica da cidadania. Trata-se de uma narrativa híbrida, dialogando com gêneros como diário e jornal, e que se desenvolve através de texto e ilustração, introduzindo no enredo o aspecto interartístico, dialogando com a pintura e o grafite, captando a atenção do jovem leitor através do misterioso passado a ser desvendado. 

Palavras-chave: Mano descobre a liberdade; memória; diálogos interartísticos.


Palavras-chave


Livro ilustrado; literatura infanto-juvenil; memória.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Ginzburg. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

______. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moysés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. O cânone reendereçado: uma análise do texto Conto de escola, de Machado de Assis, ilustrado por Nelson Cruz. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC, 6., 2011, Curitiba. Anais. Curitiba: UFPR, 2011.

Livraria da Folha. "As Melhores Coisas do Mundo" adapta série escrita por Gilberto Dimenstein. Folha de S. Paulo, São Paulo, 17 abr. 2010. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u721868.shtml. Acesso em: 15 fev. 2017.

MESQUITA, Ruy. A liberdade, antes de tudo. In: PONTES, José Alfredo Vidigal. CARNEIRO, Maria Lúcia. 1968: do sonho ao pesadelo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1998.

MIRANDA, Maria Geralda de. Diálogos textuais e interartísticos como estratégia para o ensino da leitura. Semioses, Rio de Janeiro, vol. 01, n. 05, p. 41-47, 2009.

NIKOLAJEVA, Maria. Atribuição de estados mentais através da palavra e imagem. Trad. André Moura. Leitura em Revista, Rio de Janeiro, n 3, p. 89-118, 2011.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

PONTES, José Alfredo Vidigal. CARNEIRO, Maria Lúcia. 1968: do sonho ao pesadelo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1998.

PRIETO, Heloisa. DIMENSTEIN, Gilberto. Mano descobre a liberdade. Ilustrações Maria Eugênia. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001. – (Série cidadão – aprendiz)


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia