(Des)andanças no desmundo do mataréu – o monomito como possibilidade de construção e leitura narrativa
Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar a leitura das narrativas Desmundo (1996), de Ana Miranda, e Fragosas brenhas do mataréu, de Ricardo Azevedo (2013), a partir do conceito de monomito, postulado por Joseph Campbell, em O herói de mil faces (1949). Considerando tal escopo, adotou-se o método científico dialético e, como técnica metodológica, a pesquisa bibliográfica, com vistas ao estudo comparado. Posto isso, obteve-se que os textos estudados mantêm estreito diálogo, desde o projeto gráfico, passando pela construção narrativa e personagens protagonistas que desvelam uma jornada do herói bastante similar, consoante a ótica de Campbell, ainda que a trajetória da protagonista da narrativa de Ana Miranda apresente conflitos ligados à sua condição feminina e um desfecho aberto. Foi possível concluir que as narrativas apresentam estágios da jornada do herói, ou mononito, que vivificam conteúdos míticos e redundam em um autoconhecimento dos protagonistas.
Palavras-chave: Monomito. Literatura contemporânea. Estudos comparados. Narrativa.
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PDFReferências
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