Filosofia de Nietzsche em Clarice Lispector

MARCELO MANHÃES DE OLIVEIRA

Resumo


O presente artigo procurará demonstrar a relação do processo criativo de Clarice Lispector, o modus operandi na construção dos textos que compõem sua obra, baseando-se nos conceitos nietzschianos acerca da vontade de potência, conceitos estes que se relacionam com a psique da autora e que certamente vão determinar as características de suas personagens, transitando por entre as variadas faixas observadas por Nietzsche.       

Palavras-chave


Formação docente

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Editora Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2011.

EXPOSIÇÃO, Catálogo de. Clarice Lispector: a hora da estrela/ [curadoria de Ferreira Gullar e Julia Peregrino]. São Paulo: Museu da Língua Portuguesa, 2007.

JUNIOR, Joaquim Mattoso Câmara. Manual de Expressão Oral e Escrita. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1977.

JUNG, Carl Gustav. O eu e o inconsciente. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987

LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G.H. Coleção Arquivos. Florianópolis: Editora da UFSC, 1988.

______. “Observações sobre o Direito de Punir”. In: A Época, in MANZO, Lícia. Era uma vez: Eu. A não-ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: The Document Company-Xeros do Brasil, 1997.

______. Conferência. Literatura de Vanguarda no Brasil. 1963. Arquivo Clarice Lispector da Fundação Casa de Rui Barbosa, in MANZO, Lícia. Era uma vez: Eu. A não-ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: The Document Company-Xeros do Brasil, 1997.

______. Um Sopro de Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

______. Perto do Coração Selvagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

MANZO, Lícia. Era uma vez: Eu. A não-ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: The Document Company-Xerox do Brasil, 1997.

NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.

PROENÇA, Edgar. “Um Minuto de Palestra”, in O Estado do Pará. Pará, 20/02/44, in MANZO, Lícia. Era uma vez: Eu. A não-ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: The Document Company-Xeros do Brasil, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia