Na poeira do caos, Uma casa e duas vacas (2000) do poeta timorense João Aparício

Luís Carlos Alves de Melo

Resumo


Esse trabalho examina como a poesia em língua portuguesa do timorense João Aparício retrata literariamente os conflitos recentes pelos quais o país passou e de que forma tais conflitos literariamente elaborados influenciaram a produção poética do autor, sobretudo em Uma casa e duas vacas (2000). Aparício, embora pouco conhecido nos nossos meios literários, é um dos grandes representantes da literatura de reconto dos conflitos nacionais. O narrar de um conflito é antes de mais nada, e sobretudo, resgatar e reviver as memórias de um passado sombrio pelo qual o Timor-Leste passou. Nesse sentido, os conflitos descritos literariamente por Aparício são significantes para se entender a dinâmica de produção de uma literatura de resistência, assim como para evidenciar o reconto da história das guerras, golpes e abalos nacionais, e, no limite, negociar e forjar uma identidade nacional e ressignificar o sentido da própria nação.

Palavras-chave


Literatura de Timor-Leste. João Aparício. Poesia. Conflito. Resistência

Texto completo:

Sem título PDF

Referências


APARÍCIO, João. Uma casa e duas vacas. Lisboa: Caminho, 2000.

APARÍCIO, João. À janela de Timor. Lisboa: Caminho da Poesia, 1999.

BARBOSA, Damares. Roteiro da Literatura de Timor-Leste em Língua Portuguesa. Universidade de São Paulo (USP). Tese – Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. São Paulo, 2013. 153f.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

CABRAL, Zakiah. East Timor: Language and gender in the articulations and representations of the nationalist struggle. Periodical Lucero, Universidade Berkley, 1994. Disponível em: < https://escholarship.org/uc/item/7v94t8jc >. Acesso em 18/08/2019.

CAMPATO Jr. João Adalberto. Manual de Literaturas de Língua Portuguesa: Portugal, Brasil, África Lusófona e Timor-Leste. 1. ed. Curitiba/ Rio de Janeiro: CRV, 2016.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

DUMAS, Catherine. Bref aperçu de la poésie timoraise. Latitudes, 2000. Disponível em: . Acesso em 18/08/2019.

DURAND, Frédéric. História do Timor-Leste: da pré-história à actualidade. Lisboa: Lidel, 2012.

GARMES, Helder (org.). Oriente, engenho e arte: imprensa e literaturas de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor-Leste. São Paulo: Alameda, 2004.

GONZALEZ, S. M. Ser habitada por Timor. Revista Crioula (USP), v. 17, p. 1-18, 2016. Disponível em:< http://www.revistas.usp.br/crioula/article/view/111673>. Acesso em 15/08/2019.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

MARCOS, Artur. Timor Timorense: com suas línguas, literaturas, lusofonia. Lisboa: Colibri, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia