Atitudes sociolinguísticas de moradores da comunidade de Corixa (Cáceres-MT): um estudo sobre a fronteira Brasil/Bolívia

Autores

  • Fernando Jesus Da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jocineide Macedo Karim Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Sociolinguística, Fronteira, Atitudes Linguísticas, Cáceres, San Matias.

Resumo

Este trabalho busca discutir as atitudes sociolinguísticas de consultores nativos brasileiros moradores da Comunidade de Corixa, localizada em Cáceres-MT, mais precisamente na fronteira com o município de San Matias (Bolívia) em relação ao boliviano e da(s) língua(s) falada(s) nesse espaço fronteiriço.  Trata-se de uma pesquisa preliminar que tem o embasamento de autores como Silva (2012), Tarallo (1986), Mollica (2004), Lambert (1968), Amancio (2007), Kramsch (1993). Para a constituição do corpus, foram entrevistados 12 consultores nativos brasileiros distribuídos em 04 grupos (H1, H2, M1, M2) de acordo com as seguintes variáveis: sexo, faixa etária e grau de escolaridade.

Biografia do Autor

Fernando Jesus Da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Fernando Jesus da Silva. Aluno de pós-graduação strictu sensu (DOUTORADO) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor Eetivo do Departamento de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Jocineide Macedo Karim, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professora Doutora em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística/UNEMAT/Cáceres - Coordenadora do projeto de pesquisa: A variação linguística em comunidades quilombolas da Região Centro Oeste do Brasil; Membro do Grupo de Pesquisa: Mato Grosso: Falares e Modos de Dizer.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Artigos