Perguntas de compreensão de leitura em livros didáticos dos ensinos fundamental e médio

Autores

  • Ananda Layanne Ribeiro de Moura Universidade Federal do Tocantins
  • Cleudeci Araújo Dias Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Leitura. Livro didático. Perguntas de leitura.

Resumo

Analisam-se as perguntas de compreensão de leitura da coleção “Português linguagens”, do 6º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio, a fim de refletir sobre suas implicações na formação do aluno-leitor. Trata-se de estudo documental, pautado na perspectiva da Linguística Aplicada sobre a leitura e nas pesquisas desenvolvidas sob essa vertente. Fundamenta-se teórico-metodologicamente nas concepções de perguntas com focos no autor, no texto, no leitor e na interação. Foram analisadas, no total, 120 perguntas de leitura na obra do ensino fundamental, das quais nenhuma tem como foco o autor; 30 apresentam como foco o texto; 17 tem como foco o leitor; 73 tem foco na interação. No livro da 1ª série, analisaram-se 171 perguntas, das quais 4 são com foco no autor; 75 apresentam foco no texto; 5 tem foco no leitor; 87 tem foco na interação. Os dados revelam um número maior de perguntas com foco na interação nas duas obras, especificamente, nas perguntas textuais, indicando um movimento da coleção em trabalhar no nível interativo de leitura. Contudo, constata-se número expressivo de perguntas com foco no texto, em ambos os livros, espelhando, de certa forma, a realidade de que continuam sendo aplicadas na escola perguntas de extração, sendo preciso repensar a prática da avaliação de leitura em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Ananda Layanne Ribeiro de Moura, Universidade Federal do Tocantins

Graduada na Universidade Federal do Tocantins.

Cleudeci Araújo Dias, Universidade Federal do Tocantins

Graduada na Universidade Federal do Tocantins.

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada. É coordenadora do projeto de pesquisa: A escrita em contextos de ensino e de aprendizagem (UFT) e do Grupo de pesquisa: Práticas de Linguagens (UFT/CNPq). É membro dos Grupos de Pesquisa: Escrita: ensino, práticas, representações e concepções (Unicamp) e Interação e Escrita (www.escrita.uem.br). Atua na área de Linguística Aplicada, nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada.

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Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Artigos