A transposição de livros para exposições e uma educação para o leitor-fruidor
Resumo
O presente artigo analisa duas exposições realizadas nos últimos anos em espaços culturais da cidade de São Paulo, que possuem em comum o fato de serem adaptações de livros: A Biblioteca à Noite, inspirada em obra de Alberto Manguel, e Grande Sertão: Veredas, transposição do romance de Guimarães Rosa. Tendo como ponto de partida a comparação entre as duas exposições, considerando as diferenças fundamentais entre as obras literárias – uma canônica e a outra não – as escolhas curatoriais no processo de transposição do texto em elementos visuais e sensíveis, discutiremos as exposições como recurso pedagógico. Para tanto, buscamos na Base Nacional Comum Curricular o conceito de leitor-fruidor, verificando de que maneira a educação brasileira propõe formar esse sujeito e, dessa forma, fazer uma leitura crítica das exposições analisadas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Adriana Mortara. Desafios da relação museu-escola. Comunicação & Educação, v. 0, n. 10, p. 50, 30 dez. 1997.
CLÜVER, Claus. Da transposição intersemiótica. In: ARBEX, MÁRCIA (Org.). . Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: programa de Pós-Gradução em Letras, Estudios Literários, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. p. 107–166.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. Tradução Laura Sandroni. 1a. ed. São Paulo: Global Editora, 2012.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Tradução Andre Sechinel. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.
LESSA, Bia. Grande sertão: veredas (catálogo da exposição). 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2006.
MANGUEL, Alberto. A biblioteca à noite. Tradução Samuel Titan Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. . [S.l: s.n.]. Disponível em: , 2018. Acesso em: 19 de maio de 2019
SANCHES NETO, Miguel. O lugar da literatura: ensaios sobre inclusão literária. Londrina: EDUEL, 2013.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia