Círculos de leitura em ambientes não-formais de educação: estudos e reflexões

Sabrina Bonqueves Fadanelli, Samira Dall'Agnol

Resumo


O Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), instituído em 2006, estabelece que sejam formados planos mediadores para o incentivo à leitura, dentro e fora do ambiente escolar formal. Ainda assim, poucos são os estudos sobre a prática dos círculos de leitura com jovens e adultos que não fazem parte do sistema escolar de educação básica. Pretende-se, nesta reflexão, apresentar os escassos estudos existentes nesse contexto entre 2006 e 2019, além de argumentar em defesa de projetos e investimentos na prática de círculos de leitura, que pode contribuir muito para o desenvolvimento de leitores literários no Brasil.


Palavras-chave


Círculos de leitura. Literatura. Ambientes não-formais de educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSUMÇÃO, Jéferson. Leitura Cultural, crítica ou utilitária. In: AMORIN, Galeno (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.

AMORIN, Galeno. Os muitos retratos da leitura no Brasil. In: AMORIN, Galeno (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Ática, 1995.

CANDIDO, Antônio. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro – do leitor ao navegador. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

___________. Cultura Escrita, Literatura e História: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre:

ARTMED Editora, 2001.

COSSON, Rildo. Círculos de Leitura e Letramento Literário. São Paulo: Contexto, 2017.

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Acesso à leitura no Brasil. In: AMORIN, Galeno (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.

GARCIA, Pedro Benjamin. Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura. Leitura: teoria & prática. Campinas, São Paulo, V. 27, N. 54, 2010, p. 65-73.

GONÇALVES, Luciana Sacramento Moreno. Os jovens em círculos de leitura literária: uma proposta para espaços alternativos. Tese de Doutorado – Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2014. 223 f.

HALL, Mark. The Oprahfication of Literacy: Reading Oprah’s book club. College English, vol. 65, n. 6, julho de 2003, p. 646-667.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza. 2ª Edição. São Paulo: EDUSP, 2005.

HÉRBERT, Manon. Co-elaboration of meaning in peer-led literature circles in secondary school. The interplay between reading modes, quality of talk, and collaboration modes. L1 – Educational Studies in Language and Literature, v. 8, n.3, p. 23-55, 2008.

KLEIMAN, Angela B. Leitura: ensino e pesquisa. Campinas: Pontes, 1989.

_________. Abordagens da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004.

_______. Texto & Leitor. Aspectos Cognitivos da Leitura. 15. Edição, Campinas: Pontes, 2013.

KOCH, Ingedore; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KONG, Ailing. FITCH, Ellen. Using book club to engage culturally and linguistically diverse learners in Reading, writing and talking about books. The Reading Teacher, v.56, n. 4, p. 352 – 362, 2002.

LÁZARO, André. BEAUCHAMP, Jeanete. A escola e a formação de leitores. In: AMORIN, Galeno (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.

LEÃO, Cleonice de Moraes Evangelista. SOUZA, Dalma Flávia Barros G. Letramento Literário em Círculos de Leitura na Escola. Palimpesto, Nº 21, ano 14, 2015, p. 427-441.

LEFFA, Vilson Jose. Fatores da Compreensão na Leitura. Cadernos do IL, Porto Alegre, v.15, n.15, 1996, p.143-159.

_______________. Perspectivas no estudo da leitura; Texto, leitor e interação social. In: LEFFA, Vilson J. PEREIRA, Aracy, E. (Orgs.) O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999. p. 13-37.

MANGUEL, Alberto. Uma História da Leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

MILLER, John W. MCKENNA, Michael C. World Literacy: How Countries Rank and Why It Matters. New York: Routledge, 2016.

REZENDE, Lucinea Aparecida de. FRANCO, Sandra Aparecida Pires. ARAÚJO, Cristina Nalon de. A leitura na universidade: ideias circulantes. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 1, p. 243-272, jan./jun. 2013.

SANT’ANNA, Almirene M. V. da Silva. PINHEIRO, Ana Valéria S. Oralidade e Letramento em Círculos Literários. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

SCHMITZ-BOCCIA, Andréa. Clubes de leitura: a construção de sentidos em situações de leitura colaborativa. Revista Acadêmica de Educação do ISE Vera Cruz, v. 2, n.1, 2012.

SCLIAR, Moacir. O valor simbólico da leitura. In: AMORIN, Galeno (org.). Retratos da Leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Instituto Pró-livro, 2008.

SILVA, Elaine Teixeira da. Clubes de Leitura e os entornos tecnológicos: uma ferramenta para a formação leitora. Uniletras, Ponta Grossa, v. 37, n. 2, p. 165-176, jul/dez. 2015.

SOUZA, Rodrigo Matos de. Leitores, Leitura e Círculos: uma perspectiva metodológica. Ponto de Acesso, V.6, n.1, abr 2012, p. 92-107.

YUNES, Eliana. Círculos de Leitura: teorizando a prática. Leitura: teoria & prática, nº. 33. Porto Alegre: Mercado Aberto; Campinas: ALB, 1999, p.17-21.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? 2ª edição. São Paulo: Editora SENAC, 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia