O tempo da memória: um olhar sobre o livro Mano descobre a liberdade, ilustrado por Maria Eugênia

Autores/as

  • Aline Candido Trigo UNESP

Palabras clave:

Livro ilustrado, literatura infanto-juvenil, memória.

Resumen

Este trabalho investiga a temática da memória presente no livro ilustrado Mano descobre a liberdade, de Heloisa Prieto e Gilberto Dimenstein, através de uma análise de suas formas e discursos. O adolescente protagonista, ao deparar-se com o assunto dos regimes totalitários, descobre nova forma de ver o mundo, sendo apresentado a obras de arte que se tornarão representativas do despertar para a apreciação crítica da cidadania. Trata-se de uma narrativa híbrida, dialogando com gêneros como diário e jornal, e que se desenvolve através de texto e ilustração, introduzindo no enredo o aspecto interartístico, dialogando com a pintura e o grafite, captando a atenção do jovem leitor através do misterioso passado a ser desvendado. 

Palavras-chave: Mano descobre a liberdade; memória; diálogos interartísticos.

Biografía del autor/a

Aline Candido Trigo, UNESP

Doutoranda em Letras pela UNESP, com mestrado pela UEL.

Publicado

2020-02-03

Número

Sección

Artigos