Modelo didático como uma ferramenta para o ensino de escrita do gênero relato pessoal

Autores

  • MARTA APARECIDA BROIETTI HENRIQUE Faculdade de Presidente Prudente
  • NEURACI ROCHA VIDAL AMORIM Universidade Estadual Paulista (UNESP-S.J. do Rio Preto)

Palavras-chave:

Ferramenta para o ensino de práticas de escrita. Modelo didático. Gênero relato pessoal

Resumo

Este artigo apresenta a elaboração e a validade de um modelo didático, uma ferramenta ou dispositivo de ensino, para identificar as propriedades de um gênero, neste caso, o relato pessoal, bem como verificar quais das características desse gênero devem ser mobilizadas para desenvolver as capacidades de linguagem durante as práticas de produção escrita em ambiente escolar. O estudo, fundamentado na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008, 2013, 2017) e nos pressupostos teórico-metodológicos do grupo da Didática de Línguas de Genebra (DOLZ E SCHNEUWLLY, 2004; DE PIETRO E SCHNEUWLLY, 2014), mostra as etapas de construção da ferramenta, cuja função é evidenciar que propriedades devem ser privilegiadas em atividades que visam ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de práticas de escrita partindo da concepção de gênero. As análises apontam para as principais propriedades dos exemplares, considerando contexto de produção (aspectos objetivos, sociais e sociossubjetivos), infraestrutura (tipos de discurso, sequência, plano global) e mecanismos de textualização (coesão nominal, coesão verbal e conexão) e enunciativos do gênero (vozes, modalização, seleção lexical e sintática). Por fim, o trabalho demonstra que o modelo didático favorece o reconhecimento das propriedades que ajudam a compreender a configuração do relato pessoal e suas dimensões ensináveis.

 

 

Biografia do Autor

MARTA APARECIDA BROIETTI HENRIQUE, Faculdade de Presidente Prudente

Sou doutora em Estudos Linguísticos pela UNESP (S.J. do Rio Preto) e mestra em Linguística pela UNESP(Assis). Sou formada em Letras (português-inglês) pela UEL e possuo Especialização em Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atuo como professora na Faculdade de Presidente Prudente e meus trabalhos são voltados para os estudos para as questões de ensino de língua portuguesa e leitura e produção de textos.

NEURACI ROCHA VIDAL AMORIM, Universidade Estadual Paulista (UNESP-S.J. do Rio Preto)

Sou doutoranda (bolsista CAPES - Código 001), em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto, professora da Faculdade Futura e da rede de ensino municipal de Votuporanga.

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Artigos