Aprendizagens em Língua Inglesa: estratégias e autonomia

Autores/as

  • Chaiany Nazário Simas Universidade do Estado da Bahia
  • Leda Regina de Jesus Couto Universidade do Estado da Bahia
  • Jamily Vasconcelos Caribé Souza Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Língua Inglesa, Autonomia, Estratégias de aprendizagem, Sucesso

Resumen

Esse trabalho busca investigar quais são os fatores responsáveis pelo sucesso de aprendizes fluentes e como esses fatores podem ajudar outros aprendizes. Além disso, alguns outros pontos serão considerados neste trabalho: averiguar como as estratégias influenciam no aprendizado de LI; investigar os principais elementos que influenciam a aprendizagem da Língua Inglesa; e discutir o papel da autonomia neste processo. Pesquisar essa temática abarca inquietações sobre o sucesso e insucesso de muitos indivíduos no aprendizado de LI. Nesta pesquisa de caráter qualitativo, foram feitas entrevistas com cinco pessoas que aprenderam inglês de forma autônoma. Nos resultados, constatou-se que o ensino e aprendizagem de LI, de fato, requer dedicação e que, através de mecanismos e estratégias adequados, a aprendizagem pode ser bem sucedida e prazerosa.

Biografía del autor/a

Chaiany Nazário Simas, Universidade do Estado da Bahia

Professora Graduada em Letras com inglês (UNEB). E-mail: chaiany.simas@hotmail.com

Leda Regina de Jesus Couto, Universidade do Estado da Bahia

Professora do Curso de Letras Inglês do Departamento de Ciências Humanas, campus V da Universidade do Estado da Bahia

Jamily Vasconcelos Caribé Souza, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente (UNEB), Mestra em Educação (UNEB), Doutora em Educação, ramo da Didática e Desenvolvimento Curricular (Universidade de Aveiro – Portugal). E-mail: jamilecaribe@gmail.com

Publicado

2020-04-22

Número

Sección

Artigos