Referenciação e conhecimento prévio: no jogo entre o verbal e a imagem

Breno Gabriel dos Santos, Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre referenciação e ativação do conhecimento prévio necessário à leitura, com base na interdependência entre texto verbal e imagem. Com apoio em autores tais como Kleiman (1996), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2010), Cavalcante (2010), o artigo parte de dois materiais de análise extraídos da obra “outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur que fora escolhido justamente por trazer a cada página da obra um poema na relação com uma dada ilustração. Partindo da premissa na qual a referenciação é uma atividade que consiste na (re) construção de objetos-de-discurso, entendemos que a ativação do conhecimento prévio (mundo, língua, gênero) está intimamente ligada ao processo da construção do referente na medida em que associações com outros objetos já presentes no co-texto ou no contexto sociocognitivo são estabelecidas por inferenciação, a partir de um frame cognitivo ou de conhecimentos enciclopédicos, em uma relação dinâmica entre texto verbal e imagem.  A análise do material evidencia que os processos nos quais objetos-do-discurso são construídos e reconstruídos sobretudo por meio de anáforas indiretas, no plano verbal, também acontecem de um modo bastante semelhante na relação com a imagem.

Palavras-chave


LEITURA; REFERENCIAÇÃO; CONHECIMENTO PRÉVIO; IMBRICAÇÃO VERBAL E VISUAL

Texto completo:

PDF

Referências


AEBERSOLD, J. & FIELD, M. (1997) From reader to reading teacher. New York: Cambridge University Press.

BOTTINEAU, Didier. “Ops! Les émotimots, les petits mots des émotions:des acteurs majeurs de la cognition verbal interactive”. Langue Française. n. 180, 2013, pp. 99-112

CAVALCANTE, M. M. O processo de recategorização sob diferentes parâmetros. In: XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos – Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2004, João Pessoa. Anais… João Pessoa: Idéia, v. 1, p. 14-18.

CUSTÓDIO FILHO, V. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. 330 f. 2011. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011

KAUR, R. outros jeitos de usar a boca- 18ª Ed. – São Paulo: Planeta, 2017.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. (2006). L´énonciation: de la subjectivité dans le langage (4.ed.). Paris: Armand Colin.

KLEIMAN, A. Oficina de Leitura: teoria e prática – 4ª Ed. – Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1996

KLEIMAN, A. Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura - 15ª Ed. – Campinas, SP: Pontes, 2013.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003. p. 77-81.

KOCH, I. V. O texto e a construção de sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, I. V., ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto – 2ª Ed., 1ª reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2010.

MARQUESI, S.; LINO PAULIUKONIS, A.; ELIAS, V. A natureza sociocognitivo-discursiva da coerência In: Linguística textual e ensino.p. 92-103. São Paulo: Contexto, 2017.

MOOR, A. M.; CASTRO, R. V.; COSTA, G. P. O ensino colaborativo na formação do professor de inglês instrumental. In: LEFFA, V. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Educat, 2001. p. 157-173.

RAMOS, P. Tiras e piadas: duas leituras, um efeito de humor. 2007. 224f. Tese (Doutorado em Letras). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista Clarabóia está cadastrada nos diretórios e indexada nas bases que seguem:

DOAJ  Latindex IBICT  DIADORIM  ERIHPLUS Redib MIAR WorldCat CiteFactor MLA

Licença Creative Commons
Revista Claraboia está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://uenp.edu.br/claraboia