Direcionamentos de leitura e formação do aluno-leitor: proposta de modelo de atividade

Autores

  • KARLA VERÔNICA SILVA VALE
  • ELIUSE SOUSA SILVA

Palavras-chave:

Direcionamento de leitura. Atividade. Competência leitora. Compreensão e Interpretação

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de atividade como proposta direcionadora de leitura, a partir do texto “A Torre de Babel da dívida pública”. Com tal modelo, pretende-se apoiar os professores de língua portuguesa a elaborarem questões mais produtivas, que promovam efetivamente o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental II. Desta forma, embasada na perspectiva interacionista e nas considerações sobre as etapas do processamento de leitura, esta proposta fundamenta-se em Kleiman (1998), Koch (2018a), Angelo e Menegassi (2014), Oliveira (2010), Geraldi (2006), Autor (2020) entre outros. Assim, aplicando o Dispositivo de Leitura (AUTOR, 2020) como pauta metodológica, espera-se destacar o quanto o planejamento estratégico de atividades leitoras, por parte dos docentes, abre caminhos para a compreensão e a interpretação de textos, por parte do aluno-leitor.

Biografia do Autor

KARLA VERÔNICA SILVA VALE

Pedadoga pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós-graduada em Psicologia Educacional e Professora da rede Municipal de Itabuna.

ELIUSE SOUSA SILVA

Docente do curso de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Artigos