O manual do professor: um instrumento de intercessão entre o trabalho prescrito e o trabalho real

Karla Maria Marques Peixoto, Mônica de Souza Serafim

Resumo


O manual do professor é um instrumento de grande valia para a organização do trabalho didático.  O presente artigo tem o objetivo de situá-lo enquanto um instrumento que se cristaliza na tradição escolar brasileira em uma intercessão entre o trabalho prescrito e o trabalho real, uma vez que ele materializa as prescrições provenientes das instâncias estatais, ao mesmo tempo em que guia as ações didáticas do professor no momento exato da realização da tarefa. Para empreender as nossas análises, nos filiamos ao quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), aos princípios da Ergonomia (CLOT; FAÏTA, 2000) e à concepção de Trabalho Docente que se filia às Ciências do Trabalho (MACHADO, 2007) e (AMIGUES, 2004). Selecionamos três manuais do professor de Língua Portuguesa publicados ao longo das décadas de 1990, 2000 e, 2010 e verificamos que, durante as três décadas analisadas, há uma tendência de se prescrever uma maior autonomia para o professor.


Palavras-chave


Manual do Professor. Trabalho Docente. Trabalho Prescrito. Trabalho Real

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Referências


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