Refletindo sobre as múltiplas identidades dos professores em tempos de pandemia: professores como intelectuais

Autores

  • Raquel Sampaio Mello Doutoranda em Linguística Aplicada-UFRJ
  • Emanuelle de Souza Fonseca Souza Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-PUC-Rio

Palavras-chave:

Identidade, Pandemia, Narrativa

Resumo

No presente trabalho, buscamos gerar alguns entendimentos a partir das narrativas de professores de línguas durante a pandemia da Covid-19 (SANTOS, 2020). Compreendemos que são muitos os desafios impostos aos discentes na atual conjuntura, sendo assim é necessário que se observe o professor como intelectual e transformador (GIROUX, 1997). Diante disso, faz-se vital pensar que há processos de letramentos, pois novos entendimentos estão se configurando (STREET, 2014), todavia tal reformulação do ensino como o uso do ensino remoto, tem levado aos docentes a refletirem sobre a situação, por isso pensar na qualidade de vida desse novo espaço de construção de conhecimento é fundamental (MILLER et al. 2008). Além de tais subsídios teóricos, esse trabalho está inserido na perspectiva metodológica investigativo-interpretativista da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2013). Ademais, os dados foram gerados juntamente com professores de inglês que estão envolvidos com o ensino a distância. Para a análise dos dados, utilizaremos os conceitos de narrativa de Labov (1972) e Bastos (2005).

Biografia do Autor

Raquel Sampaio Mello, Doutoranda em Linguística Aplicada-UFRJ

Raquel Sampaio Mello é professora de Inglês da Marinha do Brasil no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Atualmente  está cursando doutorado em Linguística Aplicada pela UFRJ. É mestre em Linguística pela UERJ.Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Foi Professora Assistente de Português na Stetson University pelo programa de estudos da Fulbright. Ensinou Português para estrangeiros por cinco anos em diferentes escolas de intercâmbio localizadas no Rio de Janeiro. Lecionou inglês em diferentes cursos de idiomas desde 2012. Durante a graduação foi bolsista voluntária de iniciação à docência do grupo de pesquisa : " Aulas e material de leitura em língua inglesa: uma perspectiva da formação docente". Foi representante discente no mestrado em Estudos Linguísticos no período compreendido entre 2016-2017.No presente momento é integrante do grupo de pesquisa CELEC - Coletivo de Estudos de Letramentos Contemporâneos.

Emanuelle de Souza Fonseca Souza, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-PUC-Rio

Doutoranda em Estudos Linguísticos, PUC-Rio. Mestre em Estudos Linguísticos, UERJ/FFP (2018). Especialista em Linguística Aplicada: ao ensino de inglês como língua estrangeira, na Universidade Federal Fluminense, UFF (2012). Especialista em Literatura Infantil-Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (2009). Graduada em Letras, Licenciatura Português Inglês e Literaturas Correspondentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio (2007). Durante parte da graduação foi bolsista FAPERJ na Casa de Rui Barbosa, com pesquisa em literatura marginal. Desde 2008 leciona inglês em escolas de idiomas e empresas. Durante três anos (2008-2011) lecionou português para estrangeiros em empresas petrolíferas, assim como cultura brasileira a expatriados e suas famílias, tendo lecionado para mais de dez nacionalidades. Atuou como professora substituta/contratada da grade de inglês na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ/FFP, lecionando dois cursos por semestre por três anos (2011-2014). Atualmente atua como professora no Instituto Anísio Teixeira, ISAT, lecionando para os cursos de Letras e pedagogia. Além de professora de inglês, no ICBEU, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, para os mais diversos níveis e para idades variadas, crianças, adolescentes e adultos.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Artigos