Direcionamentos de leitura e formação do aluno-leitor: proposta de modelo de atividade

KARLA VERÔNICA SILVA VALE, ELIUSE SOUSA SILVA

Resumo


Este artigo apresenta um modelo de atividade como proposta direcionadora de leitura, a partir do texto “A Torre de Babel da dívida pública”. Com tal modelo, pretende-se apoiar os professores de língua portuguesa a elaborarem questões mais produtivas, que promovam efetivamente o desenvolvimento da competência leitora de alunos do ensino fundamental II. Desta forma, embasada na perspectiva interacionista e nas considerações sobre as etapas do processamento de leitura, esta proposta fundamenta-se em Kleiman (1998), Koch (2018a), Angelo e Menegassi (2014), Oliveira (2010), Geraldi (2006), Autor (2020) entre outros. Assim, aplicando o Dispositivo de Leitura (AUTOR, 2020) como pauta metodológica, espera-se destacar o quanto o planejamento estratégico de atividades leitoras, por parte dos docentes, abre caminhos para a compreensão e a interpretação de textos, por parte do aluno-leitor.

Palavras-chave


Direcionamento de leitura. Atividade. Competência leitora. Compreensão e Interpretação

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Referências


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