O eixo Análise linguística/Semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento transversais a todos os campos de atuação

Autores

  • Delane Cristina Galiza Lourenço Universidade Federal de Campina Grande
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental, análise linguística. Semiótica, objetos de conhecimento.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo de tal pesquisa foi investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. Neste recorte, apresentaremos a análise dos objetos de conhecimentos transversais a todos os campos de atuação (dos blocos 6º ao 9º/6º e 7º/8º e 9º anos) do eixo em questão, considerando as dimensões: discursiva, textual, gramatical e multimodal para a apreciação dos dados. Os resultados revelam que a BNCC direciona os conteúdos do eixo AL/S em três grupos de conhecimentos linguísticos, a saber: organização da escrita, estrutura da língua e sequências textuais e discursivas. Ou seja, no tocante à transversalidade dos objetos de conhecimento desse eixo, a BNCC preocupa-se com o conhecimento descritivo e estrutural da língua.

Biografia do Autor

Delane Cristina Galiza Lourenço, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda e Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal Campina Grande (UFCG). Especialista em Ciências da Linguagem (UFPB) e em Ensino de Língua Portuguesa (UFCG). Graduada em letras, língua vernácula (UFCG). Professora de língua portuguesa efetiva no Governo estadual da PB.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

 Professora Titular da Unidade Acadêmica de Letras da UFCG, onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino. Tem formação em Linguística Aplicada, numa vertente mestiça e indisciplinar, construída no Pós-doutorado em Educação, feito no GECC FAE/UFMG, 2012-2013; no Doutorado em Educação, USP 2004; no Mestrado em LA, pela Unicamp, em 1995; na Especialização em LA pela PUC MG, em 1993, e na graduação em Letras/Português, pela UFPB em 1991. Seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão têm como foco o ensino de português como língua materna, em especial no Ensino Médio, a transposição didática, currículo, os objetos de ensino e a formação de professores de Português. Em função desses temas orienta pesquisas de mestrado e doutorado.Idealizadora e coordenadora do Projeto de ensino ENEM na PALMA da MÃO. Membro do grupo de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino e do GT da ANPOLL Ensino e a Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - UFCG 

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Publicado

2021-08-20

Edição

Seção

Artigos