O eixo Análise linguística/Semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento transversais a todos os campos de atuação
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular. Ensino Fundamental, análise linguística. Semiótica, objetos de conhecimento.Resumo
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual abordamos o eixo Análise linguística/Semiótica (AL/S) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo de tal pesquisa foi investigar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/S apresentados na BNCC para os anos finais do Ensino Fundamental (AF-EF). Para realizar a análise, apoiamo-nos nos estudos sobre análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006; BEZERRA e REINALDO, 2013) e semiótica, no viés social e multimodal (HODGE e KRESS, 1988; KRESS e LEEUWEN, 2001; DIONÍSIO, 2014) com vistas ao alcance dos objetivos delimitados. Neste recorte, apresentaremos a análise dos objetos de conhecimentos transversais a todos os campos de atuação (dos blocos 6º ao 9º/6º e 7º/8º e 9º anos) do eixo em questão, considerando as dimensões: discursiva, textual, gramatical e multimodal para a apreciação dos dados. Os resultados revelam que a BNCC direciona os conteúdos do eixo AL/S em três grupos de conhecimentos linguísticos, a saber: organização da escrita, estrutura da língua e sequências textuais e discursivas. Ou seja, no tocante à transversalidade dos objetos de conhecimento desse eixo, a BNCC preocupa-se com o conhecimento descritivo e estrutural da língua.