LITERATURA INFANTOJUVENIL E RAÇA: NOVAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

  • James Rios Oliveira Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Cecília Gusson Santos Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Literatura infantojuvenil. Raça. Representação. Cultura. Memória.

Resumo

Evocando teóricos e críticos que versam sobre a representação literária, o trabalho centra-se na articulação de discussões sobre literatura e raça por considerar a urgência de se trazer à baila do discurso científico reflexões sobre as novas possibilidades de se efetivar a representação positiva de personagens negros pelo prisma da memória coletiva. Isto porque, no curso da história da literatura infantojuvenil brasileira, muitos personagens afro-brasileiros foram recorrentemente representados de maneira pejorativa em diversas narrativas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica que resultou na compreensão de que os recontos elegidos para análise promovem a(s) identidade(s) negra(s), logo, oferecem ao leitor novas possibilidades se (re)conhecer as vivências e/ou as experiências do sujeito negro no espectro de sua cultura.

Biografia do Autor

James Rios Oliveira Santos, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aluno do Programa de Pós-Graduaçao (Doutorado) em Letras /Estudos Literários, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Diretor de Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Cecília Gusson Santos, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Letras, com ênfase em Estudos da Linguagem, pela Universidade Estadual de Londrina. Aluna do Programa de Pós-Graduação (Doutorado) em Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos