REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO: O ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • Hellen Cris de Almeida Rodrigues CAp/UFRR/UFAM
  • João Luiz da Costa Barros UFAM
  • Emanuella Silveira Vasconcelos CAp/UFRR/EDUCEM/PURS

Palavras-chave:

Formação. Leitura Literária. Trabalho docente. Letramento literário. Estado da questão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo conhecer o lugar que a pesquisa tem ocupado na formação docente, especificamente para o ensino da leitura literária a partir de uma perspectiva de letramento literário. Para tanto, buscou-se organizar um quadro de estudos relacionados à temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, por meio do levantamento bibliográfico, realizado a partir dos dados obtidos por meio de buscas on-line referentes a trabalhos de dissertações e teses que compõem o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes – CTD/Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, no período temporal dos últimos cinco anos (2014-2018). Para coleta de dados, utilizou-se a análise bibliográfica dos trabalhos científicos extraídos do CTD/Capes. Como resultado, a pesquisa aponta para um distanciamento das discussões sobre a formação docente para o letramento literário nas regiões do país, o que se defende como necessário considerando que não há a possibilidade de ensino da literatura infantil sem o professor qualificado para desenvolver práticas de leitura que considere a complexidade da ação em sua totalidade, ou seja, a formação de leitores literários.

Biografia do Autor

Hellen Cris de Almeida Rodrigues, CAp/UFRR/UFAM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM); Professora da Educação Básica no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR); Bolsista Capes. E-mail – Hellenpedagogia@gmail.com

João Luiz da Costa Barros, UFAM

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Professor na Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Brasil; Professor no Programa de Pós- Graduação em Educação da UFAM.

Emanuella Silveira Vasconcelos, CAp/UFRR/EDUCEM/PURS

Doutoranda no Programa de Pós graduação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDUCEM/PUCRS); Professora da Educação Básica no Colégio de Aplicação na Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR)

Downloads

Publicado

2022-06-21

Edição

Seção

Artigos