“Venha ver o pôr do sol”: uma proposta de oficina literária
Palavras-chave:
Leitura literária, Leitor subjetivo, Motivação para a leitura, Prática docente.Resumo
O artigo propõe um modelo de oficina de letramento literário para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como base o conto Venha ver o pôr do sol (1988), de Lygia Fagundes Telles, a partir do qual será trabalhado o tema gerador amor. Recorrendo a atividades de sensibilização e motivação que seguem o modelo de AUTOR (2019) e Micheletti (2001), bem como estudos sobre a materialidade da obra provenientes do Círculo de Bakhtin (1992), a oficina tem por objetivo a formação de leitores literários e o desenvolvimento de sujeito leitor. Para tanto, apoia-se nos pressupostos teóricos franceses de Rouxel (2012 - 2013), Langlade (2013) e Jouve (2013) sobre a formação do sujeito leitor. Atendendo o que é proposto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) serão utilizados recursos multimodais e de diferentes semioses como vídeos, músicas, dinâmicas, análise de paratextos para estimular os leitores. Por meio desta é possível desenvolver a capacidade leitora e a ampliação de conhecimentos do sujeito-leitor, mediante reflexões acerca do tema amor.