“Venha ver o pôr do sol”: uma proposta de oficina literária

Autores

  • Margarida da Silveira Corsi Universidade Estadual de Maringá
  • Edmara de Oliveira Secretaria de Estado e Educação do Paraná.

Palavras-chave:

Leitura literária, Leitor subjetivo, Motivação para a leitura, Prática docente.

Resumo

O artigo propõe um modelo de oficina de letramento literário para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, tendo como base o conto Venha ver o pôr do sol (1988), de Lygia Fagundes Telles, a partir do qual será trabalhado o tema gerador amor. Recorrendo a atividades de sensibilização e motivação que seguem o modelo de AUTOR (2019) e Micheletti (2001), bem como estudos sobre a materialidade da obra provenientes do Círculo de Bakhtin (1992), a oficina tem por objetivo a formação de leitores literários e o desenvolvimento de sujeito leitor. Para tanto, apoia-se nos pressupostos teóricos franceses de Rouxel (2012 - 2013), Langlade (2013) e Jouve (2013) sobre a formação do sujeito leitor. Atendendo o que é proposto pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) serão utilizados recursos multimodais e de diferentes semioses como vídeos, músicas, dinâmicas, análise de paratextos para estimular os leitores. Por meio desta é possível desenvolver a capacidade leitora e a ampliação de conhecimentos do sujeito-leitor, mediante reflexões acerca do tema amor.

Biografia do Autor

Margarida da Silveira Corsi, Universidade Estadual de Maringá

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Atua no Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UEM/UFRN). Coordena o projeto de Pesquisa docente O romance e suas intersecções: versões e transposições da ficção literária. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura e cinema e Letramento literário. Realizou Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho. 

Edmara de Oliveira, Secretaria de Estado e Educação do Paraná.

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí(1999), graduação em Letras Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí(2003) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí(2004). Atualmente é Professora da Secretaria de Estado e Educação do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos