Sobre o entusiasmo e a leitura literária

Autores

  • Mariana Cobuci Schmidt Bastos Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Entusiasmo, Leitura Literária, Sujeito Leitor, Prazer, Democracia

Resumo

Este artigo, de viés ensaístico, propõe uma reflexão sobre as possíveis (e produtivas) relações entre o entusiasmo e o ensino da leitura literária. Considerando alguns dos estudos de Annie Rouxel, Michèle Petit, Rolland Barthes, Marcos Natali, entre outros, defende-se que, se centralizado na ideia de sujeito leitor, que deve compreender não só a figura do educando mas também a do educador, o ensino de literatura criticamente entusiasmado dá espaço ao prazer da leitura e, também, a modos mais democráticos de se viver em conjunto, seja em sala de aula ou fora dela.

Biografia do Autor

Mariana Cobuci Schmidt Bastos, Universidade de São Paulo (USP)

Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Mestra em Letras pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos